abril 11, 2011

ANTÓNIO DE SPÍNOLA

Nasceu em Estremoz a 11 de Abril do 1910. Foi um militar e político português, décimo quarto presidente da república portuguesa e o primeiro após o 25 de Abril de 1974.

Com o início da guerra em Angola oferece-se como voluntário e organiza o Grupo de Cavalaria 345. É colocado com a sua unidade, em Angola, em 1961, onde permanecerá até 1963. Em novembro de 1973 é convidado por Marcelo Caetano, numa tentativa de o colocar no regime, para ocupar a pasta de Ministro do Ultramar, cargo que não aceita.

O seu livro "Portugal e o Futuro" é publicado a 23 de fevereiro de 1974, onde já expressava a ideia de que a solução para o problema colonial passava por outras vias que não a continuação da guerra.



A 25 de Abril de 1974, como representante do MFA (Movimento das Forças Armadas), aceita do Presidente do Conselho, Marcelo Caetano, a rendição do governo, o que significa uma transmissão de poderes. Ocupará a Presidência da República a 15 de maio de 1974, cargo que irá exercer até 30 de setembro desse mesmo ano, altura em que renuncia e é substituído pelo general Costa Gomes.

O importante papel que desempenhou é oficialmente reconhecido a 5 de fevereiro de 1987, pelo então Presidente da República Mário Soares, ao empossá-lo como Chanceler das Antigas Ordens Militares e ao entregar-lhe as insígnias da Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, pelos "feitos de heroísmo militar e cívico e por ter sido símbolo da Revolução de Abril e o primeiro Presidente da República após a ditadura".

A 13 de agosto de 1996, Spínola morre com 86 anos.



A Biblioteca Municipal tem à sua disposição para empréstimo domiciliário
o seu livro "Portugal e o Futuro".
Poderá requisitá-lo dentro do horário de funcionamento da Biblioteca Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...