abril 08, 2011

MINIATURAS DE BARCOS DO TEJO

Como sugestão de fim-de-semana deixamos-lhe um CONVITE.

Venha à Biblioteca Municipal e visite a mostra de artesanato "Miniaturas de Barcos do Tejo", feitas em cortiça, da autoria de Fernando de Oliveira. 

Fernando de Oliveira, nasceu em 1940 em Sarilhos Pequenos, freguesia do concelho da Moita,  oriundo de uma família com ligações à faina no rio Tejo.
Aos 26 anos veio para a Marinha Grande trabalhar na indústria vidreira. Reformado, dedicou-se a este hobby como forma de homenagear as gentes ribeirinhas.

Entre os modelos expostos, podemos ver algumas miniaturas de Arte Xávega inspiradas nos barcos usados na pesca na Praia da Vieira e na Nazaré.

E por falarmos em Arte Xávega, deixamos como sugestão de LEITURA DE FIM-DE-SEMANA o livro "A Arte Xávega na Praia da Vieira: História e Imagens", de Francisco Oneto Nunes, edição da Junta de Freguesia de Vieira de Leira, 2004.
  

 "O presente volume revela-nos o olhar dos fotógrafos em torno da mais característica forma de pesca do litoral português - a arte xávega, que ainda hoje se pratica na Praia da Vieira e em muitas outras localidades desta zona do país.(...) Este livro representa um esforço no sentido de compreender as transformações por que passou o exercício da pesca com artes de xávega ao longo dos séculos XIX e XX, perspectivando as circunstâncias ecológicas e a historicidade das práticas do trabalho que constituíram o molde para a emergência da ocupação humana dos areais da Praia da Vieira."

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...