junho 20, 2011


Esta semana fica marcada pela introdução de apenas uma mensagem no início da semana e outra no final. Iniciámos com a referência a um dos maiores vultos do património literário português - FERNANDO PESSOA, e encerramos com outro grande nome - JOSÉ SARAMAGO. Tudo o que pudessemos ter publicado entre estes dois grandes marcos literários, ficaria naturalmente diminuido, face à grandeza de tais nomes.





Nasceu a 16 de Novembro de 1922, na aldeia ribatejana de Azinhaga. Ainda pequeno foi com a família para Lisboa, onde fez os seus estudos secundários e onde iniciou a sua primeira actividade profissional como serralheiro mecânico.
Publicou o seu primeiro livro em 1947, intitulado Terra do Pecado. Só muito mais tarde, em 1966, voltaria a publicar, mas até essa data manteve actividade profissional ligada à produção editorial e colaborando como crítico literário na revista Seara Nova e como comentador político do jornal Diário de Lisboa.
A partir de 1976 passou a viver exclusivamente da sua actividade literária, primeiro como tradutor e, posteriormente, como autor.
Em 1982 publica o Memorial do Convento que o consagra internacionalmente. A partir daí não para mais a sua produção literária e a atribuição de prémios, nacionais e internacionais, que culminará, em 1998, com a atribuição do Prémio Nobel da Literatura, "(...) pela sua capacidade de tornar compreensível uma realidade fugidia, com parábolas sustentadas pelaimaginação, pela compaixão e pela ironia." segundo a Academia Sueca, entidade responsável pela escolha do autor premiado.


"Mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia"
in, Memorial do Convento

José Saramago morreu a 18 de Junho de 2010, aos 87 anos, na sua casa em Lanzarote, sendo o seu corpo transportado para Lisboa onde foi cremado. 
Um ano depois da sua morte, concretizar-se-á aquele que era o seu desejo. No próximo Sábado, pelas 11 horas, as cinzas do escritor serão depositadas diante da Casa dos Bicos, onde funciona a Fundação José Saramago, frente ao rio Tejo, em Lisboa, junto a uma oliveira centenária e a uma pedra onde se encontra uma inscrição retirado da sua obra Memorial do Convento.

No próximo dia 25 de Junho, na Casa Fernando Pessoa, haverá uma maratona de leitura do livro de José Saramago "A Morte de Ricardo Reis", escrito em 1984, cujo protagonista é Ricardo Reis, um dos heterónimos de Pessoa.

E até final do mês poderá visitar, no átrio da entrada da nossa Biblioteca Municipal, alguns cartazes evocativos da vida e obra de Saramago, acompanhados por bibliografia do autor, disponível para requisição.

Referem-se a obras escritas pelo autor, mas também de obras em que Saramago participou enquanto tradutor ou prefaciador.



Como Leitura de Fim-de-Semana,deixamos a sugestão de conhecer melhor a obra do autor.
Passe pela Biblioteca, agora com o horário de Verão,
de 2ª a 6ª feira, das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 17:00.
Já agora! ... Sabia que José Saramago escreveu um livro de literatura infantil?
Descubra-o na nossa página LEITORES + NOVOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...