junho 13, 2011

FERNANDO ANTÓNIO NOGUEIRA PESSOA


Fernando Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1888.

Ao longo da vida foi empresário, editor, crítico literário, ativista político, tradutor, jornalista, inventor e publicitário, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária.



Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades, conhecidas por heterónimos, tais como, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis ou Bernardo Soares. Fernando Pessoa autodenominou-se "drama em gente". Diferentemente dos pseudónimos, os heterónimos de Pessoa apresentam-se como personalidades poéticas completas, distintas da do autor, mas a quem ele atribui identidades reais e verdadeiras, numa teia de absoluto fingimento. Tem sido esta a faceta mais complexa e mais estudada da sua obra.


"Com uma tal falta de gente coexistível, como há hoje, que pode um homem de sensibilidade fazer senão inventar os seus amigos, ou quando menos, os seus companheiros de espírito?"
Fernando Pessoa



O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Autopsicografia, Fernando Pessoa, 1930
                                  
Fernando Pessoa morreu em Novembro de 1935, devido a doença prolongada. Apesar da sua vida não ter sido muito longa, ele deixou um vasto espólio que, até hoje, ainda não foi totalmente publicado e analisado. Em vida apenas publicou 4 obras, sendo três delas em inglês, língua que ele dominava por ter vivido muitos anos da sua juventude na África do Sul, e a restante, em língua portuguesa, foi a colectânea de poemas "Mensagem", publicada apenas um ano antes da sua morte.  


Conheça melhor aquele que é considerado um dos maiores nomes do nosso património literário. Venha à Biblioteca Municipal e requisite livros do autor ou sobre a sua vida e obra.


 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...