julho 18, 2011

DIA INTERNACIONAL NELSON MANDELA



A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 18 de julho, aniversário de Nelson Mandela, o Nelson Mandela International Day, Dia Internacional Nelson Mandela, um dia de activismo.
A resolução foi adotada por consenso pelos 192 Estados membros da ONU "... pela contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura da paz e da liberdade.", e foi o primeiro reconhecimento da ONU a uma pessoa.


O Conselho de Segurança da ONU também reconheceu a dedicação de Mandela "... ao serviço da humanidade na resolução dos conflitos, relações entre raças, promoção e protecção dos direitos humanos, reconciliação, igualdade entre os sexos e os direitos das crianças e de outros grupos vulneráveis".
O comunicado da ONU faz especial referência à luta de Mandela contra o regime segregacionista do apartheid, cuja eliminação também esteve entre os objectivos da ONU, desde a sua criação, e que foi derrubado em 1994, com a  sua eleição como primeiro presidente negro da África do Sul.

Para o secretário-geral da ONU, Ban ki-moon, Mandela é um "... exemplo vivo dos principais valores das Nações Unidas. Um cidadão exemplar".

Neste dia, a Fundação Nelson Mandela pede a todos os cidadãos que dêem 67 minutos do seu tempo a ajudar os outros.

Porquê 67 minutos?
Porque cada minuto corresponde a um ano de trabalho desenvolvido pelo líder sul-africano em prol da causa pública.

"Nós podemos mudar o mundo e transformá-lo num lugar melhor. Está nas tuas mãos fazer a diferença".

Veja AQUI o destaque do nosso Blog à data 9 de fevereiro,
data em que Nelson Mandela se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...