setembro 02, 2011

LEITURA DE FIM DE SEMANA

Mais um fim de semana que está a chegar e, desta vez, com chuva e frio. Lá em casa o sofá espera-o e para que lhe possa fazer companhia a nossa sugestão de leitura de fim de semana é "Marina", do escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón.
Segundo o autor "De todos os livros que publiquei desde que comecei neste estranho ofício de romancista, lá por 1992, Marina é um dos meus favoritos".

"Todos temos um segredo fechado à chave nas águas-furtadas da alma. Este é o meu"

"Em Maio de 1980 desapareci do mundo durante uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro. (...) Perguntei-lhe como sabia que não ia desaparecer de novo. Observou-me longamente. "Só desaparecem as pessoas que têm algum lugar para onde ir", respondeu apenas." pág. 9 e 10.

Num dos seus passeios pela cidade de Barcelona, Óscar conhece Marina  e juntos vivem uma aventura inesquecível. Conhecem uma mulher misteriosa, que visita frequentemente uma campa, sem qualquer inscrição, num cemitério abandonado; um médico que se esconde do mundo; um polícia reformado que vive inconformado por não ter descoberto um crime que os liga a todos; um empresário falido e um estranho logótipo de uma borboleta preta que transporta parte do mistério. O desejo de um homem em querer reconstruir aquilo que a natureza destruiu é o centro de toda a ação.



Carlos Ruiz Zafón, escritor espanhol, nasceu em Barcelona em 1964. Com apenas 14 anos escreveu o seu primeiro romance, uma história com 500 páginas, que nunca publicou. Antes de se dedicar à literatura, trabalhou em publicidade, área onde se iniciou aos 19 anos. Deixou Espanha e foi viver para Los Angeles, onde se dedicou à carreira de escritor e de argumentista cinematográfico.
O seu romance de estreia, em 1993, dedicado aos jovens foi "El Príncipe da la Niebla", ganhou nesse ano o Prémio de Literatura Edebé.
Seguiram-se, no âmbito da Literatura Juvenil, as obras "El Palacio de la Medianoche" em 1994, "Las Luces de Septiembre" em 1995 e "Marina" em 1999.
Em 2000, o seu primeiro romance para adultos, "A sombra do vento" foi, em Espanha, finalista do Prémio Fernando Lara de Novela. 
O romance foi editado no ano seguinte e tornou-se num grande sucesso, da crítica e comercial, ultrapassando as cinquenta edições.
Em 2004 esta obra ganhou o Prémio Planeta, um dos mais prestigiados galardões literários  de Espanha, e foi publicada em mais de 50 países, incluindo Portugal, Alemanha, Estados Unidos da América, França, Itália e Reino Unido. Foi ainda vencedora do Prémio Correntes d'Escritas, editado na Póvoa do Varzim, em fevereiro de 2006.
Em 2008 regressa ao Cemitério dos Livros Esquecidos com "Jogo do Anjo".

Nota do blog: A Biblioteca Municipal disponibiliza, para empréstimo domiciliário, estes 3 livros de Carlos Ruiz Zafón.

BOM FIM DE SEMANA E BOAS LEITURAS

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...