novembro 14, 2011

DIA MUNDIAL DA DIABETES

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Diabetes.
Este dia foi criado em 1991 pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo, pelo que esta doença é já apelidada como a "Epidemia do Século XXI".

Este ano, a celebração está subordinada ao tema "Educação e prevenção da diabetes".

A diabetes é uma doença crónica, cada vez mais frequente na nossa sociedade, que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açucar (glucose) no sangue. À quantidade de glucose no sangue dá-se o nome de glicemia e ao seu aumento hiperglicemia.
A prevalência da diabetes aumenta muito com a idade e atinge ambos os sexos.  
O número de diabéticos está a aumentar em Portugal. O estudo do Observatório Nacional da doença revela que a diabetes afeta mais de 12% da população portuguesa entre os 20 e os 80 anos.
No mundo existem atualmente 194 milhões de diabéticos, número que deverá aumentar nos próximos anos, devido aos estilos de vida sedentários.

Atualmente a diabetes é considerada a principal causa de insuficiência renal, cegueira e amputação de membros inferiores. E é uma das principais causas de morte, por aumentar significativamente o risco de doença coronária e de acidente vascular cerebral.

É importante:
  • fazer análises regularmente
  • vigiar a tensão arterial
  • avaliar a glicemia regularmente, de acordo com os objetivos estabelecidos com o seu médico ou enfermeiro.

E eu? Tenho diabetes?
O aparecimento da diabetes é habitualmente lento e os sintomas podem ser tão discretos que podem passar despercebidos e o seu diagnóstico tardio.
Os principais sintomas são:

Por o diagnóstico ser muitas vezes tardio, o mesmo pode só manifestar-se pelo aparecimento de complicações, tais como:
- mãos e pés dormentes ou com formigueiro
- diminuição da visão

Tem diabetes quem tem a glicemia acima de 126mg/dl, em jejum ou acima de 200mg/dl, em qualquer ocasião.



A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a Lilly, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, assinalam o Dia Mundial da Diabetes, com uma iniciativa intitulada "Aprender a dar a volta à diabetes".

"Vamos dar a volta à diabetes" é uma unidade móvel de saúde interativa que irá passar por várias cidades do país.
"Vamos dar a volta à diabetes" estará em Leiria, amanhã, dia 15 de novembro, das 09h00 às 20h00, junto ao mercado municipal.
Esta ação vai permitir a divulgação de informação sobre a doença, alertando para a necessidade de adotar hábitos de vida saudáveis de forma a combater esta epidemia.
Para sublinhar a importância de exercício físico no controlo da diabetes, decorrerão no mesmo espaço sessões de ginástica "Caminhar pelo equilíbrio". As sessões estão abertas a todas as pessoas que queiram participar na iniciativa.

Cuide de si, saia de casa, faça exercício físico,
venha dar um passeio até à Biblioteca Municipal

  E para ficar a saber mais sobre a diabetes consulte AQUI a bibliografia que disponibilizamos para empréstimo domiciliário.

Boa Semana e Boa Saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...