março 31, 2011

"SE OS LÍDERES LESSEM POESIA, SERIAM MAIS SÁBIOS"

Octavio Paz, poeta e diplomata mexicano, nasceu a 31 de março de 1914, na Cidade do México. Foi um dos intelectuais mexicanos mais importantes e um dos maiores poetas  do mundo, cuja obra teve um forte impacto internacional. Muitos dos seus poemas são baseados em pinturas de Joan Miró, Marcel Duchamp, Antonio Tapies, Robert Rauschenberg e Roberto Matta. Publicou mais de vinte livros de poesia e inúmeros ensaios de literatura, arte, cultura e política. Era um grande admirador do nosso idioma e traduziu uma "Antologia", publicada em 1984, de poemas de Fernando Pessoa, a quem chamava o "desconhecido de si mesmo".

Ganhou vários prémios, entre eles o Prémio Cervantes em 1979, o Alexis de Tocqueville em 1989.
Em 1990, quando recebeu o Prémio Nobel da Literatura, atribuído pela primeira vez a um mexicano, o seu compatriota Carlos Fuentes descreveu-o como "o filho do México, o irmão da América Latina, o enteado da Espanha e o filho adotivo da França, da Inglaterra e da Itália."
Morreu na Cidade do México a 19 de Abril de 1998.



Irmandade

Sou homem: duro pouco
e é enorme a noite.
Mas olho para cima:
as estrelas escrevem.
Sem entender compreendo:
Também sou escritura
e neste mesmo instante
alguém me soletra.



Venha conheçer a poesia de Octavio Paz.
 Veja AQUI a sua bibligrafia existente na Biblioteca Municipal

março 29, 2011

"Precisa-se de matéria-prima para construir um país"


"O suporte da identidade é o corpo que habitamos"


Eduardo Prado Coelho, ensaísta e crítico literário, nasceu em Lisboa a 29 de março de 1944 e faleceu a 25 de agosto de 2007. Foi colaborador de diversos jornais e revistas. No ensaio, diversificou as suas áreas de especialização pela história do cinema, pela crítica literária e pela reflexão cultural, tendo desempenhado um papel activo na vida cultural portuguesa.
Em 1996 foi distinguido com o Grande Prémio de Literatura Biográfica da Associação Portuguesa de Escritores/Câmara Municipal do Porto, em 2004  com o Grande Prémio de Crónica João Carreira Bom e em 2006, com o Prémio Arco-íris da Associação ILGA Portugal.


Em 2009 foi instituído o Prémio Eduardo Prado Coelho pela Associação Portuguesa de Escritores e patrocinado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e destina-se a galardoar anualmente uma obra de ensaio literário, em português e de autor português, publicada em livro, em primeira edição, no ano anterior ao da sua entrega.


"Tornamo-nos amigos de pessoas que não conhecemos,
porque um dia descobrimos um livro delas"

Fique a conhecer melhor o autor e a sua obra, consulte AQUI a sua bibliografia que a Biblioteca Municipal tem à sua disposição.

PARABÉNS SOUTO MOURA

"O património não é uma coisa de excepção, é o nosso quotidiano"


O arquitecto Eduardo Souto Moura venceu a edição de 2011 do Prémio Prizker pelo seu "rigor e precisão", bem como "sensibilidade" em integrar as obras no seu contexto. A cerimónia de entrega do prémio será a 2 de junho em Washington.
O maior galardão mundial na área da arquitectura é promovido pela Fundação Hyatt. Foi criado em 1979 e tem como objetivo distinguir um arquitecto vivo.

Eduardo Souto Moura é o segundo português a vencer este prémio, depois de Álvaro Siza Vieira ter sido laureado em 1992.
O arquitecto de 59 anos, natural do Porto, iniciou a sua carreira ao colaborar com Siza Vieira, entre 1974 e 1979, um ano antes de terminar a licenciatura na Escola Superior de Belas Artes.

"Não há arquitectura ecológica, inteligente ou
sustentável, há apenas boa arquitectura"


Da sua vasta obra, há a destacar a Casa das Histórias em Cascais, a Casa das artes no Porto, a estação de Metro da Trindade, o Centro de Arte Contemporânea de Bragança, o Hotel do Bom Sucesso em Óbidos, a Marginal de Matosinhos-sul, o Crematório de Kortrijk na Bélgica, o Pavilhão de Portugal na 11ª Bienal de arquitectura de Veneza em Itália, ou a Casa Llabia em Espanha.

Dos projetos realizados em diversos países, o júri destacou o novo Estádio Municipal de Braga, erguido numa antiga pedreira "um trabalho musculado, monumental e de acordo com a poderosa paisagem", a Casa das Artes/Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura no Porto e o Burgo Empreendimento Também no Porto.



Sobre arquitectura veja AQUI a bibliografia que a Biblioteca Municipal tem para si

março 28, 2011

"A ESCRITA TORNOU-SE QUASE UMA RESPIRAÇÃO"

"Ser escritor foi a vocação que se me impôs com mais força"

Mario Vargas Llosa, escritor peruano, nasceu a 28 de março de 1936, em Arequipa, Peru. É um dos autores mais premiados da América Latina pelo seu trabalho como romancista, ensaísta e dramaturgo. À docência universitária e à atividade literária acrescentou sempre um forte empenho social e político. Foi candidato à presidência do Peru, mas sobretudo è uma voz que se faz ouvir sobre o curso do mundo, através das suas crónicas e intervenções públicas.
 Em 2010 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Literatura.


"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias".

Francisco José Viegas definiu Mario Vargas Llosa como um autor que "estuda o poder, estuda as formas de poder, as formas de exercício do poder e também estuda um pouco aquilo que é a memória revolucionária da América Latina".


Para ficar a conhecer melhor o autor e a sua obra, consulte AQUI a bibliografia que a Biblioteca Municipal tem à sua disposição

março 25, 2011

MONTRA DE LIVROS

"Eu acho a televisão muito educativa. Toda a vez que alguém a liga, eu vou para a outra sala e leio um livro". 
Groucho Marx


Por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Autores, amanhã, dia 26 de Março, comemora-se o DIA do LIVRO PORTUGUÊS, data em que foi impresso o primeiro livro em Portugal. "O Pentateuco", em hebraico, foi o primeiro livro impresso em Portugal a 26 de março de 1487, em Faro. Em 1497 foi impresso no Porto, o primeiro livro totalmente escrito em português.

O LIVRO é um promotor da cultura, da educação e da ciência.   
 A Biblioteca Municipal não quer deixar de assinalar esta data e  sugere-lhe esta pequena mostra de livros de autores portugueses. 

Aceite as nossas sugestões de leitura para si e para os LEITORES + NOVOS 

Bons autores é que não faltam. 

Venha até à sua Biblioteca e requisite um LIVRO!

BOM FIM de SEMANA

março 24, 2011

PRÉMIO LATINIDADE 2011

"Não escrevo a partir de ideias, mas de imagens habitadas, de personagens"

A escritora Lídia Jorge foi distinguida, por unanimidade, com o Prémio da Latinidade "João Neves da Fontoura" 2011.
Até 2008 designado por Prémio da Latinidade "Trofeu Latino", passou em 2009 a ter o nome de Prémio Latinidade "João Neves da Fontoura", ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro a quem se deve a criação da União Latina como organização internacional.
Fundada em 1954, a União Latina é composta por 36 estados de língua oficial ou nacional românica e tem como objetivo promover a reflexão sobre os valores culturais e linguísticos do conjunto da comunidade latina e a consciência da identidade cultural comum destes povos.
Presidido por Eduardo Lourenço, o júri da edição do galardão deste ano decidiu atribuí-lo a Lídia Jorge "pela consagração da sua obra como escritora que muito tem contribuído para o enriquecimento do património cultural e literário do Portugal contemporâneo". 
Com este Prémio criado em 2002, a União Latina visa homenagear uma personalidade ou instituição que se tenha distinguido, pela sua obra, na difusão da Latinidade, nos domínios artístico, literário ou científico.

"Tenho uma grande ambição, ser testemunha do tempo que vivo e deixar uma página escrita para o futuro"

Lídia Jorge nasceu em Boliqueime a 18 de Junho de 1946. Licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, tendo sido professora do Ensino Secundário. A publicação do seu primeiro romance, "O dia dos Prodígios" em 1980 constituiu um acontecimento num período em que se inaugurava uma nova fase da Literatura Portuguesa. Mas foi em 1988, com a publicação de "A Costa dos Murmúrios", livro que reflete a experiência colonial passada em África, que a autora confirmou o seu destacado lugar no panorama das letras portuguesas.

Entre outros romances, conta-se em 1998 “O Vale da Paixão" , galardoado com o Prémio Dom Dinis da Fundação da Casa de Mateus, o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa, o Prémio Máxima de Literatura, o Prémio de Ficção do P.E.N. Clube, e em 2000, o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia, Escritor Europeu do Ano. Em 2002 Lídia Jorge publicou “O Vento Assobiando nas Gruas” , romance que mereceu o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Correntes d’Escritas.
Os seus romances encontram-se traduzidos em diversas línguas e em 2006 foi distinguida na Alemanha, com a primeira edição do Albatroz, Prémio Internacional de Literatura da Fundação Gunter Grass, atribuído pelo conjunto da sua obra. Em 2007, o seu livro "Combateremos a Sombra", venceu o Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores.

Hoje, dia 24 de março, será apresentado o seu novo romance "A Noite das Mulheres Cantoras" na Casa Fernando Pessoa. 


Para ficar a conhecer melhor a autora e a sua obra, consulte AQUI a bibliografia  que a Biblioteca Municipal tem à sua disposição

março 22, 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

"A água  é o princípio de todas as coisas"
                                                                                                                 Tales de Mileto

Hoje é o Dia Mundial da Água, uma comemoração instituída em 1993 pelas Nações Unidas para alertar a população mundial para a necessidade de um correto e equilibrado uso da água. Sendo um bem limitado, a água é essencial à vida do planeta e por isso nunca são de mais os alertas para fomentar a sua poupança e o seu gasto racional.

De acordo com os dados divulgados pelas Nações Unidas, cerca de 20% da população mundial (1,1 mil milhões de pessoas) não tem acesso a água de qualidade.
A água é um recurso que se tem vindo a tornar mais escasso tornando-se um problema para muitos no presente e para muitos mais num futuro mais ou menos próximo.
Cabe assim a cada um de nós contribuir para uma poupança global deste recurso vital.
O objectivo deste dia este ano é chamar a atenção para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, conflitos e catástrofes naturais.


O tema de 2011 é a água para as cidades: responder ao desafio urbano, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na gestão das águas urbanas.


Veja AQUI como poupar água.





 A Biblioteca Municipal tem à sua disposição bibliografia sobre a temática. Consulte-nos

março 21, 2011

Lançamento de Livro


"UM NEURÓNIO CURIOSO"

No passado Sábado, dia 19 de Março, a Biblioteca Municipal foi o palco do lançamento de um novo livro de um autor local. Trata-se do livro infantil "UM NEURÓNIO CURIOSO", da autoria do Professor Armando Castro, edição da Folheto Edições & Design.
Este livro vem na sequência da publicação de outras obras do autor, mas introduz uma novidade, que é o facto de se tratar do seu primeiro livro de literatura infantil.

De acordo com o autor, "... neste livrinho, ireis encontrar um tal "Avô-Escola", que representa um vosso "avô imaginário", que conta algumas das suas histórias (e "estórias"), que ele viveu, enquanto pequeno, como vós sois agora ... Os tempos eram outros, mas ireis descobrir, através das leituras, que fizerdes dos textos deste livrinho, que nem tudo era assim tão diferente!
Depois, encontrareis, no final de cada texto, "Um neurónio Curioso", que vos faz perguntas ... A esse "herói", a que chamaremos sempre de "UM NEURÓNIO CURIOSO" - título deste livro -, vai ajudar-vos, no final, a desenvolver os vossos neurónios, através das perguntas/respostas.
O que é preciso é LER!
Todos à tarefa: folha, a folha, iremos ficar, no final das nossas leituras, com os neurónios mais saudáveis e felizes...".



Este e os outros livros já publicados pelo autor podem ser lidos e requisitados na
Biblioteca Municipal. Consulte o nosso catálogo on-line.

HOJE É DIA MUNDIAL ...

Com o objectivo da defesa da diversidade linguística, a UNESCO decidiu, em 1999, proclamar o dia 21 de Março do Dia Mundial da Poesia. O propósito deste dia é promover a leitura, a escrita, a publicação e ensino da poesia através do mundo.
Visite a sua Biblioteca Municipal e requisite um livro de poesia a seu gosto. 


Isto
Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo.  Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.
 
Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.
 
Por isso escrevo em meio
Do
que não está ao pé,

Livre do meu enleio,
Sério do que não é.
Sentir? Sinta quem lê!


Fernando Pessoa






Mas hoje também é Dia Mundial da Árvore e da Floresta. A Assembleia-geral da Organização das Nações Unidas declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas.
Floresta para todos é o tema das comemorações, com o objectivo de levar a sociedade a reflectir sobre os benefícios, bens e serviços, que as florestas proporcionam.


 "A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira"
                                                           provérvio árabe




     "Quando a última árvore tiver caído,
      quando o último rio tiver secado,
      quando o último peixe for pescado,
      vocês vão entender que o dinheiro não se come"
                                                                    Greenpeace

março 18, 2011

LEITURA DE FIM-DE-SEMANA

Amanhã, dia 19 de Março, comemora-se o DIA DO PAI. Fica aqui uma breve explicação sobre a origem da comemoração desta data, retirada do livro "O livro das datas", de Luísa Ducla Soares, da Civilização Editora.

Veja na página dos LEITORES + NOVOS o conto intitulado "Uma surpresa para o pai" retirado do mesmo livro. É a sugestão de leitura que deixamos para este fim-de-semana, desejando que a leitura deste conto possa constituir um momento de partilha e afecto entre pais e filhos.



Convidamos todos os PAIS a virem com os seus filhos à Biblioteca Municipal.
Recomendamos que requisite o Pack FAMÍLIA que preparámos para si.
 Partilhe momentos de prazer e leitura.

março 17, 2011

"Afinal, se a gente não se divertir o que é que a gente vai fazer!"

Elis Regina, sem dúvida uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, nasceu a 17 de Março de 1945 em Porto Alegre. Tornou-se conhecida em 1965 ao vencer o I Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior, ao cantar a música "Arrastão", de Edu Lobo e Vinicius de Moraes. Elis Regina aventurou-se por muitos géneros musicais desde a MPB, passando pela Bossa Nova, o Samba, o Rock e o Jazz. Interpretou canções como "Madalena", "Como nossos pais", "Águas de Março", que ainda hoje continuam famosas e memoráveis.
Foi a primeira pessoa a inscrever a voz como instrumento na Ordem dos Músicos do Brasil. E era. A voz de Elis era um instrumento afinado, colocando carisma e emoção em cada canção.

Envolveu-se em tudo de forma radical. Com a música, com a política, com a vida. A sua máxima era: "Cara feia pra mim é bode... Sou mais ardida que pimenta!".

Elis Regina morreu precocemente, com apenas 36 anos em 1982, devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína e álcool, deixando uma vasta obra na música popular brasileira.



A Biblioteca Municipal possui o CD "Vive", editado em 1998,
encontrando-se ao seu dispôr na Sala Audio-Vídeo.

março 16, 2011

ATÉ À PRÓXIMA CERCILEI!

Ontem, dia 15 de Março, realizou-se a última de uma série de visitas programadas pela CERCILEI (Leiria) à nossa Biblioteca Municipal. E, tal como tinha ficado prometido na última visita, preparámos uma pequena surpresa. 

Após a realização do habitual Bibliotour pelos diferentes espaços da Biblioteca,   o grupo dirigiu-se ao espaço da Hora do Conto e poderam assistir a uma leitura encenada preparada pelas Técnicas da Biblioteca.
O grupo era constituído por 19 utentes, portadores de diversas deficiências. Alguns dos elementos têm acompanhado as visitas desde o seu início, outros visitaram-nos pela primeira Pela nossa parte, nunca ficamos indiferentes a estas visitas. Sentimos que nos enriquecem, estimulando-nos a dar de nós cada vez mais.
vez. A espontaneidade e afabilidade de todos são sempre  as características mais marcantes.
Esperamos que esta série de visitas seja o início de mais, porque muitas destas pessoas, pelo carinho que sempre nos dedicam, são para nós já amigos que podem contar connosco.

Até á próxima!


                                                    

"Ó subalimentados do sonho! A poesia é para se comer"


Natália Correia, poetisa, ficcionista, ensaísta, tradutora, autora da letra do hino dos Açores, nasceu a 13 de Setembro de 1923 na ilha de São Miguel, nos Açores. Tomou parte nos movimentos de oposição ao estado Novo, tendo participado no MUD (Movimento de Unidade Democrática), no apoio às candidaturas para a Presidência da República do general Norton de Matos e de Humberto Delgado. Foi condenada a três anos de prisão, com pena suspensa, pela publicação da "Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica", e processada pela responsabilidade editorial das "Novas cartas portuguesas" de Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta. Deputada à Assembleia da República (1980-1991), interveio politicamente ao nível da cultura e do património, na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres.


Natália Correia recebeu, em 1991, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores pelo livro "Sonetos Românticos". Nesse mesmo ano foi-lhe atribuída a    Ordem da Liberdade. Morreu a 16 de Março de 1993 de ataque cardíaco.

Natália Correia foi autora de polémicas intervenções parlamentares, das quais ficou célebre, num debate sobre o aborto, em 1982, a réplica satírica que fez a um deputado do CDS sobre a fertilidade do mesmo. A sua resposta em poema fez rir todas as bancadas  e os trabalhos parlamentares foram interrompidos.

Já que o coito-diz Morgado-
tem como fim cristalino,
preciso e imaculado
fazer menina ou menino;
de cada vez que o varão
sexual petisco manduca,
temos na procriação
prova de que houve truca-truca.
Sendo pai só de um rebento,
lógica é a conclusão
de que o viril instrumento
só usou -parca ração!-
uma vez. E se a função
faz o órgão-diz o ditado-
consumada essa execpção,
ficou capado o Morgado.



 
Consulte AQUI a bibliografia da autora que a Biblioteca Municipal tem à sua disposição. Requisite um livro e fique a conhecer um pouco melhor a sua obra.

março 15, 2011



LIVROS EM MOVIMENTO

Ontem, dia 14 de Março, houve Livros em Movimento pelas Escolas do 1º Ciclo da Marinha Grande. Os livros e a leitura estão mais próximos de professores e alunos.

Este é um projecto que a Biblioteca Municipal vem dinamizando desde o ano lectivo 2009/2010, ao qual aderiram 13 escolas, envolvendo mais de 700 crianças.

Através dele, temos em circulação mais de 600 livros de literatura infantil, que permanecem nas escolas pelo período de tempo considerado mais conveniente pelos professores, sendo o transporte e a rotatividade assegurados por Técnicas da Biblioteca Municipal.

Esta é uma forma de facilitar o acesso ao livro, promover a leitura e contribuir para a diversificação dos instrumentos de trabalho ao alcance de professores e alunos, seja em contexto de sala de aula, quer em casa com as famílias. Destina-se, essencialmente, às escolas que ainda não têm um espaço próprio a funcionar exclusivamente como Biblioteca Escolar.


A próxima rotação de livros está agendada para o dia 02 de Maio.

SÃO OS LIVROS EM MOVIMENTO

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR

Um consumidor prevenido!
Um consumidor que não vai em conversas!!
Consuma com os olhos abertos!


A 15 de Março de 1962, o presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy, num discurso ao Congresso, resumiu pela primeira vez na história política moderna os 4 direitos fundamentais dos consumidores: "...todos, sem excepção, somos consumidores e temos direito à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido".


Este discurso conduziu a um debate mundial sobre a defesa dos direitos do consumidor, que por sua vez levou à consagração, em 1985, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, do consumidor como figura jurídica, com direitos e deveres perante a lei.

Pela importância deste discurso o dia 15 de Março foi consagrado como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.



A Constituição da República Portuguesa e a Lei de Defesa do Consumidor, Lei n.º 24/96, de 31 de Julho, atribuem aos consumidores um conjunto de direitos:

  •  direito à protecção da saúde e segurança
  •  direito à qualidade dos bens ou serviços
  •  direito à protecção dos interesses económicos
  •  direito à prevenção e á reparação de prejuízos
  •  direito à formação e á educação para o consumo
  •  direito á informação para o consumo
  •  direito à representação e consulta
  •  direito à protecção jurídica e a uma justiça acessível e pronta.

Veja aqui alguns Alertas ao Consumidor para que seja um consumidor prevenido

Veja AQUI a bibliografia sobre consumo e os direitos do consumidor
que a Biblioteca Municipal  tem à sua  disposição para empréstimo domiciliário.

março 14, 2011

NÓS ESTIVEMOS LÁ!

A leitura marcou presença nas actividades comemorativas do 23.º Aniversário de Elevação a Cidade, que tiveram lugar na passada 6ª feira, dia 11 de Março.

A Biblioteca Municipal deu a sua colaboração, através da realização de sessões de leitura dinamizadas pelas Técnicas de Biblioteca, Margarida Esperança e Miriam Sequita.

Dado que a Marinha Grande foi a cidade anfitriã das comemorações, podemos contar  com a presença alegre de aproximadamente 200 crianças, oriundas das escolas do 1º CEB dos Municípios geminados.

Em pequenos grupos, foi para estas crianças que programámos sessões de  leitura do livro "Olá, eu sou um livro!", de Rui Grácio, edição Pé de Página. Estas sessões decorreram no Parque Municipal de Exposições.


Resumo: “Estava Emília ainda absorvida nesta contemplação, quando se deu um acontecimento estranho. De uma estante de livros para crianças, a menina viu um dos livros a mexer-se, para trás e para a frente, como se quisesse sair do seu lugar, como se a estivesse a chamar.”
              


         OS NOSSOS LIVROS E AUTORES






Francisco José Viegas nasceu na aldeia do Pocinho, Vila Nova de Foz Côa, Alto Douro, a 14 de Março de 1962. Viveu alguns anos em Chaves, onde completou os estudos secundários. Formou-se em Letras na Universidade Nova de Lisboa, tendo exercido funções de docência na Universidade de Évora (1983-1987). Foi director da revista "Ler" e da revista "Grande Reportagem".

Foi também director da "Casa Fernando Pessoa" entre 2006 e 2008. participou nalgumas séries televisivas sobre literatura e viagens. É autor de romance, conto, teatro, poesia e literatura de viagem. Em 2010 iniciou-se na literatura infantil. 

Os seus romances inserem-se no âmbito do romance policial e o seu romance "Longe de Manaus" de 2006 valeu-lhe o Grande Prémio do Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.
É editor da Quetzal e autor do blog "A origem das espécies".


Veja AQUI  a bibliografia do autor
que a Biblioteca Municipal disponibiliza para empréstimo domiciliário. 


março 11, 2011

MONTRA de LIVROS

A nossa MONTRA de LIVROS é constituída por um conjunto de sugestões de leitura, disponível para empréstimo domiciliário, que pretende chamar a atenção para a data que se assinala hoje,
11 de Março - "Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo”.


A 11 de Março de 2004 ocorreu em Madrid o mais grave atentado terrorista cometido em Espanha até à actualidade, com 10 explosões, quase simultâneas, em quatro comboios da rede ferroviária da cidade. As explosões ocorreram pelas 7:40 da manhã, quando já era grande o movimento de pessoas nas estações. Mais tarde foram detonadas e desactivadas pela polícia mais bombas, que estavam, igualmente, preparadas para explodir.
Apesar da dificuldade inicial na definição de responsabilidades, a investigação policial e o processo judicial veio a atribuir a autoria dos atentados  a uma célula islâmica local, que tentava reproduzir as acções da rede terrorista Al Qaeda.

Morreram 191 pessoas e mais de 1.700 ficaram feridas.

O Parlamento Europeu declarou o dia 11 de Março como o "Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo".

março 10, 2011

"SABER QUE EXISTEM PAIXÕES E NÃO AS SENTIR, É HORROROSO"


Um Poeta

Um poeta
É um ser único
Em montes de exemplares
Que só pensa em versos
E só escreve em música
Sobre assuntos diversos
Uns vermelhos outros verdes
Mas sempre magníficos

Boris Vian, in "Canções e poemas", Assírio & Alvim, 1997

Boris Vian músico de jazz, autor e actor de teatro, tradutor, cronista entre muitos outros ofícios, onde se conta também a engenharia, nasceu a 10 de Março de 1920 em Ville-d'Avray, perto de Paris.

 Aos doze anos criou com os irmãos a sua primeira orquestra de jazz, onde tocava trompete.
Em 1946 colabora na revista de Sartre e Simone de Beauvoir "Le temps modernes".
Mais conhecido como autor de ficção ("A espuma dos dias", "O Outono em Pequim", "Morte aos feios", entre outros) foi igualmente o notável autor de poemas onde a ironia é quase sempre o passaporte para o absurdo. A sua doença obrigou-o a deixar de tocar jazz, depois de ter sido, na década de 30, trompetista no Hot Club de França. Os últimos anos da sua vida foram passados na dependência de medicação, afectado por insuficiência cardíaca.
Vitimou-o um ataque de coração, ocorrido no cinema Marbeuf, enquanto via a adaptação do seu livro "Irei cuspir-vos nos túmulos".



Veja AQUI a bibliografia que a Biblioteca Municipal tem sobre o autor à sua disposição para empréstimo domiciliário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...