janeiro 13, 2012

18 DE JANEIRO DE 1934

Com a aproximação de uma data tão emblemática para os marinhenses, sugerimos para leitura de fim de semana o livro "Antecedentes Sociais do 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande", de Hermíno de Freitas Nunes, para que possa compreender melhor a história da sua cidade e das suas gentes.

"O movimento revolucionário de 18 de Janeiro de 1934, derradeira tentativa reviralhista de expressão sindical operária, contra a ditadura do Estado Novo de Salazar e a extinção do sindicalismo democrático, mercê do redundante falhanço do movimento a nível nacional, veio a ter como epicentro o operariado da Marinha Grande, rijamente temperado pelas lutas e movimentos sociais das primeiras décadas do século XX, e uma longa e vasta experiência de associativismo laico e religioso". pág. 11.

"O 18 de Janeiro de 1934 rebentaria em mais uma madrugada de esperança, alimentada por um sonho desfasado no tempo, que se transformou numa pesada derrota para o operariado revolucionário. Abortada a tentativa de revolução e destroçado o movimento sindical, o operariado revolucionário perderia as suas raízes e os seus melhores activistas, acorrentados ou mortos em Angra de Heroísmo e no Tarrafal". pág 237-238


Hermínio de Freitas Nunes nasceu em 1956 na freguesia de S. Julião, Figueira da Foz. Na sua infância trabalhou na Fábrica Nacional de Vidros, na Marinha Grande, onde se radicou definitivamente em 1977, desenvolvendo a sua atividade profissional na indústria de moldes. Jornalista e conferencista, tem colaboração literária dispersa por vários jornais e revistas, em artigos de opinião, história e poesia. Investigador da história da Marinha Grande, especialmente dos fenómenos políticos e sociais do operariado vidreiro, tem dedicado particular atenção ao movimento sindical e à luta anti-fascista durante o período do Estado Novo, com incidência na investigação e divulgação do movimento operário de 18 de janeiro de 1934.
Em 2000 encetou um novo capítulo nas suas investigações, alargando-as ao movimento religioso e sua influência no tecido social da região, iniciando um ciclo de estudos sobre o século XIX na Marinha Grande, agora alargado à história das origens da pesca e dos pescadores, dedicados às artes tradicionais do arrasto costeiro nas praias da região de Leiria. É membro do Conselho Consultivo e Científico do centro de Estudos do Mar e das Navegações Luís de Albuquerque - CEMAR  (Figueira da Foz).

Hermínio de Freitas Nunes dedica-se atualmente ao restauro de relojoaria grossa, férrea, de torre ou monumental, e já foram por si intervencionados os medidores de tempo mecânicos do Santuário de Santa Maria de Vagos; Igreja de S. Francisco, Redinha, Pombal; Torre Municipal de Aljubarrota, Alcobaça; Agência de Coimbra do Banco de Portugal; Igreja Paroquial da Marinha Grande; Escola velha de Almeirim; Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, Leiria; Torre do Mercado de Benfica do Ribatejo; Igreja Paroquial  de Ançã.
O seu mais recente trabalho foi no relógio da torre sineira, na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, Caldas da Rainha.


De Hermínio de Freitas Nunes, contrarará AQUI bibliografia disponível na sua Biblioteca para empréstimo domiciliário.


Se pretender conhecer a obra de mais autores locais, visualize a barra lateral do blogue e faça a sua pesquisa no nosso catálogo bibliográfico.

 Se o seu interesse recai sobre o 18 de janeiro de 1934, consulte AQUI
a bibliografia que disponiblizamos para consulta.



***************************

CONVITE

Já agora! Não deixe de passar pela Biblioteca Municipal na próxima 4ª feira, dia 18 de janeiro, pelas 14:30, na sala audio-vídeo, e assista à visualização do filme com a reconstituição teatral dos acontecimentos do 18 de janeiro de 1934, realizada na Marinha Grande em 1998, com o apoio da Câmara Municipal e integrada no âmbito das comemorações dos 250 Anos da Indústria Vidreira, sob a direção e encenação de Norberto Barroca e que contou com a participação de numerosos atores e figurantes . A entrada está condicionada à lotação da sala.

Pode aproveitar também para ver no átrio da entrada da Biblioteca a exposição de fotografias antigas da Marinha Grande e uma mostra bibliográfica de autores e bibliografia do concelho.

Não perca, são muitas as razões para vir à Biblioteca da sua cidade!


***************************


Bom Fim de Semana com Boas Leituras




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...