fevereiro 17, 2012

LEITURA DE FIM DE SEMANA

No seguimento da mensagem de ontem, através da qual fornecemos aos nossos leitores algumas sugestões para aproveitarem a pausa letiva do carnaval e desfrutarem da nossa cidade, também a nossa habitual sugestão de leitura de fim de semana lhe sugere um passeio, não pela cidade, mas até S. Pedro de Moel, feito através da leitura de um livro.

E esse livro é:

"A Mansão das Gaivotas",
texto de José Cabrita Saraiva,
com ilustrações de Bruno Gaspar,
edição da Livraria Arquivo.

Sinopse: A Mansão das Gaivotas é uma casa muito grande e fantasmagórica, assente sobre um rochedo como uma acrópole ou ninho de águia. Quando um gigantesco grupo de gaivotas a ocupa, toda ela, exceptuando a biblioteca, torna-se numa ruína. Mas as gaivotas não são vulgares. Possuem as virtudes e os piores defeitos dos seres humanos. Gostam de tocar piano, ler e escrever cartas de amor...
A antiga casa do poeta Afonso Lopes Vieira e o Farol do Penedo da Saudade, em S. Pedro de Moel, aparecem nesta história como lugares carregados de memórias e de magia.


"Recordo-me de haver em S. Pedro de Moel, perto da casa dos meus avós, um farol levemente inclinado e muito antigo que já não funcionava. Chamavam-lhe o farol do Penedo da Saudade, por causa do rochedo em frente, onde a Duquesa de Caminha ia chorar o marido morto. Quer fizesse chuva quer fizesse sol, a duquesa passava dias e noites a pedir às ondas que lhe trouxessem o marido. Chegou a gravar na rocha um poema de amor que o mar hoje já apagou".



José Cabrita Saraiva, nasceu em Lisboa em 1979. Licenciou-se em História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da universidade Nova de Lisboa e possui uma pós-graduação em Estudos Curatoriais pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Trabalhou no Mosteiro dos Jerónimos. É o autor do texto de A Mansão das Gaivotas.
Bruno Gaspar nasceu em Paris em 1979 e licenciou-se em História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Recebeu formação em Cinema de Animação na Fundação Calouste Gulbenkian. Como professor, orienta ateliês de História de Arte e Cinema de Animação na Câmara Municipal de Sintra e na Escola Criativação em Lisboa. É o autor das ilustrações do livro A Mansão das Gaivotas.

Sabia que o farol do Penedo da Saudade em S. Pedro de Moel, 
entrou em funcionamento a 15 de fevereiro de 1912,
comemorando este ano o seu centenário?

Sabia que o farol está aberto a visitas
 de 15 de fevereiro a 4 de março, entre as 14.00 e as 17.00 horas?


Farol de S. Pedro de Moel - Foto de Pedro Flora

"Sobre o lendário Penedo da Saudade ergue-se hoje o grande farol de S. Pedro. Sempre impecavelmente limpo e conservado, do seu varandim superior desfruta-se a inigualada paisagem do Pinhal.
Tem 51 metros de altura total, sendo 23 metros desde o nível do mar à sua base e 28 metros daí ao cimo. Tem uma escada interior com 135 degraus de pedra. está equipado com duas potentes lentes, iluminadas por lâmpadas de 3 000W, cujos focos atingem 41 milhas. (...)"

in, Cidade da Marinha Grande: subsídios para a sua história,
de João Rosa Azambuja


Venha conhecer!
Tenha um Bom Fim de Semana

1 comentário:

  1. Sinceramente agradeço o excelente trabalho que estão a fazer na biblioteca. Cada vez que vejo o blog sinto que estão sempre a melhorar. É muito bom verificar o vosso empenho, a forma como divulgam conhecimentos culturais e como se envolvem a divulgar a nossa terra.
    Cidália Ferreira

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...