abril 05, 2012

FOLAR DA PÁSCOA

A quadra pascal está intimamente ligada à família,  à celebração de rituais religiosos e, como é próprio da natureza humana,  ... à gula.  Nesta altura, interrompem-se as dietas, porque há que preservar as tradições.  



E o que não pode faltar na Páscoa?
Claro!
As amêndoas, os ovos e os folares.



E para que o folar não falte na sua mesa e possa deliciar a sua família, deixamos-lhe uma receita, retirada de um dos vários livros de culinária que a biblioteca municipal disponibiliza aos seus leitores. Só tem de seguir a receita. Tome nota:

Ingredientes:
- 800 gr de farinha
- 100 gr de margarina
- 35 gr de fermento de padeiro
- 250 gr de açúcar
- 3 ovos
- 2dl de leite morno
- sal, canela e erva-doce q.b.
- 3 ou 4 ovos cozidos para enfeitar o folar

Preparação:
  1. Dissolva o fermento num pouco de leite morno e junte alguma farinha. Faça uma bola bem húmida e deixe levedar 20 minutos.
  2. Amasse a restante farinha com o açúcar, o leite e os ovos e junte a bola de fermento. Bata bem. Acrescente a manteiga, o sal e as especiarias.
  3. Bata até a massa se soltar da tigela. Deixe levedar numa tigela tapada com 1 cobertor, em local protegido e ameno + ou - 3 horas.
  4. Faça então uma bola ligeiramente achatada, onde coloca os ovos previamente cozidos e frios. Com um pouco de massa faça uns cordões que coloca a rodear os ovos.
  5. Pincele com gema de ovo, deixe levedar mais um pouco e leve a forno quente (200ºC) até ficar bem corado e cozido.

Nós já experimentámos e o resultado foi este. Ora veja: 



Se quiser continuar a surpreender a família e os amigos com receitas diferentes e sem gastar muito dinheiro, temos a solução ideal para si.

Venha à Biblioteca Municipal

TENHA UMA BOA PÁSCOA

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...