julho 10, 2012

JOANA VASCONCELOS EM VERSAILLES


 

"Joana Vasconcelos é o triunfo dos talentos. Vê-la nas salas e nos jardins de Versailles é uma etapa do seu génio e é o resultado de uma atitude deliberadamente profissional.
Há Portugal em quase todas as peças. Há filigranas nos corações, há panelas nos sapatos de Marilyn, há rendas do Pico nos leões, há lagostas de Bordalo à mesa de Maria Antonieta, há primores de Niza nas valquírias. 
Em Joana Vasconcelos há um delírio de identidade. Cosmopolita, connosco". 
                                                                                    Paulo Portas, in Expresso de 7/7/2012

  
Joana Vasconcelos é a primeira mulher, a mais jovem artista e a primeira artista portuguesa a expor no Palácio de Versalhes. Para além das peças criadas para a exposição, Joana Vasconcelos apresenta algumas das suas obras mais conhecidas, que poderão ser admiradas de 19 de junho até 30 de setembro. Estima-se que a exposição seja vista por 2,5 milhões de pessoas. Mas, segundo a organização, poderão vir a ser 4 milhões. 



"Tenho um olhar suficientemente diferente para ser aceite e respeitado internacionalmente. Não é porque tenho grandes galerias, ou porque seja rica, ou porque venho de um país poderoso. Sou aceite pelo meu trabalho".


Joana Vasconcelos nasceu em 1971 em Paris.
Regressou com os pais a Portugal logo depois da revolução, a 29 de abril de 1974.
A artista oferece-nos uma visão cúmplice, mas simultaneamente crítica da sociedade contemporânea e dos vários aspetos da nossa identidade coletiva, em especial aqueles que dizem respeito ao estatuto da mulher.
A sua estratégia resulta de um discurso atento aos comportamentos, onde as dicotomias artesanal-industrial, privado-público, tradição-modernidade e cultura popular-cultura erudita surgem com afinidades e com significados característicos dos nossos tempos. 
"Trabalho a recontextualização desses objetos que toda a gente tem em casa. Trabalho-os para a contemporaneidade, dou-lhes uma nova forma".
Joana Vasconcelos expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro desde 1994 e o seu trabalho encontra-se representado em diversas coleções públicas e privadas, nacionais e internacionais:
  • Em 2000 venceu o Prémio EDP Novos Artistas;
  • Em 2003, foi-lhe atribuído o Prémio Fundo Tabaqueira Arte Pública para o seu projeto de intervenção no Largo da Academia das Belas Artes, em Lisboa;
  • Em 2006, recebeu o Prémio The Winner Takes It All, da Fundação Berardo, com a obra "Néctar", atualmente instalada no Museu Coleção Berardo em Lisboa;
  • Esteve presente na Bienal de Veneza duas vezes, em 2005 e 2007;
  • A Antologia Sem Rede, apresentada no Museu Coleção Berardo, foi a exposição mais visitada de sempre em Portugal: quase 168 mil pessoas em cerca de dois meses;
  • Um leilão da Christie's, em 2010, tornou-a na artista portuguesa mais cara, a seguir a Paula Rego;
  • François Pinault, rei do luxo, comprou Contaminação, usando-a como cartão de visita do seu Palazzo Grassi, em Veneza.
OS SAPATOS DE MARILYN

A Secretaria de Estado da Cultura anunciou que Joana Vasconcelos será a artista a representar Portugal na Bienal de Veneza, em 2013. A artista nunca foi convidada para o evento, uma lacuna, segundo Francisco José Viegas, que será colmatada no próximo ano:
"Tem colocado o nome de Portugal ao mais alto nível no mercado mundial da arte. Leva  ao exterior a marca identitária e tradicional de Portugal ao mesmo tempo que expressa uma modernidade assombrosa".
A Bienal de Veneza é uma das mais importantes exposições mundiais de arte e realiza-se bianualmente desde 1895.

A NOIVA

A escultura "A Noiva" foi recusada pela organização com a justificação de que não se adequava ao espaço. No entanto, a artista foi convidada a expor a peça no Centro Cultural Centquatre, também em Paris, de 5 de julho a 18 de setembro.
"A Noiva" já participou em 13 exposições (a segunda em Paris) tornando-a na peça mais vezes apresentada publicamente até hoje.

"O tampão, o crochet, o garfo, a garrafa são internacionais, é uma linguagem globalizada, tem a ver com as mulheres de todo o mundo".
Joana Vasconcelos






SE SE INTERESSA POR ARTE
 VENHA À BIBLIOTECA MUNICIPAL.
TEMOS LIVROS INTERESSANTES PARA SI.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...