abril 26, 2013

LEITURA DE FIM DE SEMANA


Livro cheio de jogos de espionagem, intriga de bastidores, Gestapo, MI6, PIDE,
todos a conspirarem e tudo passado em Portugal,
enquanto na Europa havia uma Guerra.
 
1940, refugiados judeus a chegarem a Portugal
 
É a nossa sugestão de leitura de fim de semana
 
Enquanto Salazar Dormia...
Domingos Amaral
Editora Leya
 
 

Lisboa, 1941. Um oásis de tranquilidade numa Europa fustigada pelos horrores da II Guerra Mundial. Os refugiados chegam aos milhares e Lisboa enche-se de milionários e actrizes, judeus e espiões. Portugal torna-se palco de uma guerra secreta que Salazar permite, mas vigia à distância. Jack Gil Mascarenhas, um espião luso-britânico, tem por missão desmantelar as redes de espionagem nazis que actuavam por todo o país, do Estoril ao cabo de São Vicente, de Alfama à Ericeira. Estas são as suas memórias, contadas 50 anos mais tarde.
Recorda os tempos que viveu numa Lisboa cheia de sol, de luz, de sombras e de amores. Jack Gil relembra as mulheres que amou; o sumptuoso ambiente que se vivia no Hotel Aviz, onde espiões se cruzavam com embaixadores e reis; os sinistros membros da polícia política de Salazar ou mesmo os taxistas da cidade.
Um mundo secreto e oculto, onde as coisas aconteciam "enquanto Salazar dormia", como dizia ironicamente Michael, o grande amigo de Jack, também ele um espião do MI6.



Domingos Freitas do Amaralfilho do político Diogo Freitas do Amaral,  nasceu a 12 de Outubro de 1967, em Lisboa. Depois de se ter formado em Economia, pela Universidade Católica Portuguesa, e de ter feito um mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, Estados Unidos, decidiu seguir uma carreira como jornalista.
Trabalhou no extinto jornal O Independente durante onze anos, além de ter colaborado com várias outras publicações, como o Diário de Notícias, Grande Reportagem, City, Invista e Fortuna. Colaborou também com a Rádio Comercial e com a estação televisiva SIC. Foi o director da revista portuguesa GQ e da Maxmen. Colabora também com o Diário Económico e colaborou igualmente com a revista Grazia.




Como no fim de semana
o tempo não vai estar bom para passeios, o melhor é ficar em casa com um bom livro cheio de intrigas e ação na companhia do seu gato.

Bom fim de semana 



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...