maio 17, 2013

LEITURA DE FIM DE SEMANA

O Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade é celebrado no penúltimo sábado do mês de maio (18/05/2013e visa sensibilizar a população para o problema da obesidade, das doenças a ela associadas e consequentes implicações na saúde humana.
A data pretende ainda promover a prática de exercício físico, de forma a prevenir o aumento da obesidade, em especial a infantil e juvenil, e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
 
 
 
Considerada pela Organização Mundial de Saúde, como a "epidemia do século XXI", a obesidade é uma doença crónica de armazenamento excessivo de gordura corporal. Encarada como um dos maiores problemas de saúde pública mundiais, a obesidade é considerada como a segunda causa de morte passível de prevenção, logo a seguir ao tabagismo.


Apesar da incidência ter aumentado para o triplo nos últimos vinte anos, o tratamento da patologia continua a não ser comparticipado, e o SNS só consegue tratar os casos muito graves, a denominada "obesidade mórbida".
 
Os problemas decorrentes da obesidade ultrapassaram a questão estética. A patologia está relacionada com um maior risco de doenças e de mortalidade precoce. Das doenças associadas, destacam-se a diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares. A diabetes tipo 2, que em cerca de 80 por cento dos casos ocorre em obesos, tem prevalência crescente e, neste momento, já atinge crianças e adolescentes. As doenças cardiovasculares relacionam-se com estas duas condições - obesidade e diabetes - e são, a par do cancro, uma das grandes causas de mortalidade precoce.
Em Portugal, a obesidade foi reconhecida oficialmente como doença crónica a 25 de Março de 2004.
 
 
Não querendo deixar passar em claro esta data tão importante para a nossa qualidade de de vida,  nunca é demais lembrar, que no nosso país existe já mais de um milhão e meio de obesos, a quem o Serviço Nacional de Saúde não consegue dar uma resposta adequada.
 
Sendo assim, a Biblioteca Municipal deixa-lhe algumas dicas: 
 
Ilustração de Marius Van Dakkum
 
  • Esta nossa leitora está a fazer a renovação dos seus livros por telefone. Claro que é cómodo, mas por que não aproveitar para fazer um passeio pelo Parque da Cerca, vir à Biblioteca Municipal e fazê-lo no nosso balcão de atendimento?
  • Está provado que ver televisão pode engordá-lo até 6 kg por ano. Saia de casa, traga o marido, estacione o carro bem longe da Biblioteca Municipal e faça o tal passeio a pé. Venha até cá ler o jornal e, quem sabe, requisitar um livro que o vai ajudar a voltar ao seu peso ideal!
 
Comer sem prazer é, sem dúvida, um sacrifício.
Mas, uma alimentação saudável, sem gordura, não significa apenas peitos de frango, peixe grelhado ou cozido, sem tempero, saladas sem molhos e ausência de sobremesa.
 
Só consegue perder peso eficazmente se alterar para sempre os seus hábitos alimentares e o seu estilo de vida. Esta ideia vai ao encontro do significado original de "dieta". A palavra vem do grego "diaita" e significa modo de vida - o que inclui a alimentação e o exercício físico.
 
 
Uma dieta magra pode ser deliciosa!
 
O leitor não sabe como?
 
As nossas sugestões de leitura de fim de semana vão ajudá-lo.
 
 

O Chef Henrique Sá Pessoa juntou-se ao médico Fernando Póvoas para nos apresentar receitas práticas, deliciosas e rápidas, onde os legumes são o ingrediente em destaque.
O Dr. Fernando Póvoas despiu a bata e vestiu o avental para nos dar os seus conselhos alimentares e explicar a importância dos legumes, enquanto elemento essencial de uma alimentação equilibrada.
Um livro indispensável para melhorar a sua alimentação.

Mais de 150 receitas sem gordura para uma alimentação saudável e deliciosa.
A sua autora, Sue Kreitzman, é considerara "a rainha da cozinha saudável" pelo Times.
Existem muitas razões para optar por uma alimentação sem gorduras. É um método inteligente, saudável  e natural de controlar e manter o peso. Uma dieta magra é uma necessidade para quem tem problemas de saúde, como doenças cardíacas, níveis elevados de colesterol, diabetes, entre outros.


 
Desta vez não lhe vamos deixar uma receita deliciosa!
Saia de casa, faça um passeio a pé até à Biblioteca Municipal e requisite um destes livros.
 
Bom Fim de Semana e Mexa-se
 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...