outubro 31, 2013

O ENCONTRO

 
 
 
Hoje é 31 de outubro, dia em que se celebra o Halloween. Este dia é hoje o resultado de uma mistura de crenças e tradições, com forte implantação nos Estados Unidos, sendo celebrado com recurso a variados símbolos ligados ao mundo do ocultismo e da bruxaria.
Todavia, pensa-se que esta celebração teve a sua origem no ocidente, nos primeiros séculos da era cristã,  cujas festividades estariam muito ligadas ao culto dos mortos, acreditando-se que o espírito dos falecidos voltaria nesta data ao mundo dos vivos. 
 
E é esta versão original que queremos aqui ressalvar, recuperando a celebração entre a vida e a morte. Para tal, deixamos aqui um pequeno conto, que ilustra bem como no dia 31 de outubro até o encontro entre a vida e a morte pode ter alguma graça. 
 

A estrada para Samarra

Certo dia, um mercador de Bagdad estava a bebericar uma limonada no seu jardim, quando um dos criados veio a correr ter com ele, atirando-se a seus pés.
- Amo! - gritou ele. - Salvai-me! Acabei de ver a Morte a passear pelo jardim. Ela olhou-me diretamente nos olhos e tenho a certeza que veio por minha causa. Amo, suplico-vos, emprestai-me um cavalo para eu fugir para longe, para onde a Morte não me possa encontrar!
- Pega no cavalo mais veloz do meu estábulo - disse o mercador. - Mas para onde irás tu?
- Eu tenho um primo que vive em Samarra. Consigo chegar lá ao anoitecer.
- Então parte imediatamente - disse o mercador. - Tens a minha bênção.


Pintura de Fayek Hassan

E lá partiu o criado, como se o diabo estivesse no seu encalço.
O mercador foi passear pelo seu jardim até que avistou a Morte, ainda no local onde o criado a havia deixado.
Este mercador era um homem sábio, não tinha receio de enfrentar a Morte.
- Porque ameaçaste o meu criado agora mesmo?, - perguntou-lhe.
A Morte sacudiu a cabeça e sorriu: - Assustei-o? Não era meu propósito. Acontece que fiquei estupefacta por me deparar com ele aqui, em Bagdad, pois é suposto encontrar-me com ele, ao anoitecer, em Samarra.
 
in, Contos Universais,
adaptação de Celeste Pereira
 
 
 
 
"- Não insistas, sair contigo era a
última coisa que faria na vida!"

As mulheres nunca são fáceis de enganar!

********
 
 Esperamos que o Leitor não tenha encontros marcados para esta noite, uma vez que há merendeiras para fazer, não esquecer que amanhã é dia de Pão por Deus!

A bruxa Vanda já está a fazer as dela.
 
E o Leitor?

 
 
 
 Não confiamos muito na receita da Vanda,
mas veja AQUI e encontrará uma receita fantástica de merendeiras.
 
 
 
 
Tenha um Bom Dia
e já agora, uma Boa Noite
 
 
 

outubro 25, 2013

LIVROS EM MOVIMENTO

Apesar das condições climatéricas não serem as melhores para sair, já não conseguimos segurar por mais tempo os nossos livros.
 
Eles já não aguentam mais!
 
Já não são lidos há muito tempo, sentem saudades das mãos, dos olhos e das vozes das crianças.
 
 
 
 
HOJE LIBERTÁMOS OS LVROS.
 
HOJE HÁ 
LIVROS EM MOVIMENTO
 
 
 
 
Hoje, as funcionárias da Biblioteca Municipal fizeram chegar muitos livros às crianças das nossas escolas do 1º ciclo. É com estas crianças que os nossos livros vão ficar ao longo do ano letivo.
 
É a festa da leitura que vai ser retomada.
 
 
ELES JÁ ESTÃO A CHEGAR!
 
 
 
 
Para saber mais sobre os livros,
onde estão,
quem são
e como se chamam, basta
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

outubro 18, 2013

LEITURA DE FIM DE SEMANA


 
 
Finalmente sexta-feira!!!
Não quero saber de orçamentos, de cortes, nem vou ligar a televisão!!!
  
Vou à Biblioteca Municipal requisitar um livro
 e vou passar o fim de semana descansado.
 
 
Faz muito bem Cara Leitora!
Como tomou a melhor opção, aceite a sugestão de leitura  de fim de semana que temos para si. Trata-se de um livro de um autor espanhol, vencedor do Prémio Fundação José Manuel Lara para o  Melhor Romance de 2009.
O livro foi apresentado em Portugal na 11º edição do Corrente d'Escritas, na Póvoa de Varzim.


O País do Medo
De Isaac Rosa
Editado pela Planeta


"Extraordinário...Um romance necessário."
                                        Ignacio Echevarría, Babelia, El País




O País do Medo é um lugar imaginário onde se tornaria realidade tudo o que tememos. Carlos sabe bem como seria o seu; vive assustado. Os seus temores são muitos comuns: ser espancado, ser assaltado, que entrem em sua casa enquanto dorme, que raptem o filho; mas também teme a agressividade dos vizinhos, os adolescentes violentos, os pobres, os estranhos.
Sabe que são temores exagerados, inclusive infundados. E, no entanto, não consegue evitá-los. O seu medo, até então secundário, ocupará um lugar central quando se vir envolvido numa situação de conflito: um pequeno incidente na escola do seu filho, que poderia ser solucionado de maneira simples, complica-se devido à sua incapacidade de tomar decisões. Carlos dará, então, início a uma fuga daí para a frente, onde cada mentira, cada passo em falso, fará com que se sinta cada vez mais ameaçado.
O País do Medo indaga a origem desse medo ambiental. Este romance inquietante revela como se constroem e se propagam os temores, e o peso que os relatos da ficção têm na extensão de um medo que acaba por se transformar numa forma de domínio, que nos leva a aceitar formas abusivas de proteção e nos conduz a respostas defensivas que nos fazem sentir mais vulneráveis.
 

"O grande beneficiário do medo é o poder.
Sempre, não só agora."
                                                                               Isaac Rosa


 
 
 
"Para mim a literatura é uma possibilidade de intervir na sociedade e no meu tempo."


Isaac Rosa nasceu em Sevilha em 1974. Publicou os romances La malamemoria (1999), posteriormente reformulado e inserido em Outra maldita novela sobre la guerra civil!! (2007), e El vano ayer (2004), que foi galardoado em 2005 com o Prémio Rómulo Gallegos, o Prémio Ojo Crítico e o Prémio Andalucía da la Crítica.
Vive atualmente em Madrid e colabora com o jornal El País.
"Eu estudei jornalismo e, de alguma maneira, descobri o poder da palavra, o poder da palavra escrita, a capacidade que a palavra tem, se não para mudar o mundo, para intervir. A partir daí comecei a interessar-me pela escrita. A minha motivação, o meu objetivo como escritor não é passar à História da Literatura, ter uma obra-prima ou ganhar o Prémio Nobel. Nada disso. Interessa-me a literatura do momento, do meu tempo, dos meus leitores".



Faça como a nossa Leitora e
 tenha um Bom Fim de Semana
 
Esperamos por si

 
 

outubro 16, 2013

16 de OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

 
Esta comemoração, que teve início em 1981, é celebrada em mais de 150 países como uma data importante para consciencializar a opinião pública para as questões de nutrição e alimentação.
 
Sistemas Alimentares Sustentáveis Para a Segurança Alimentar e Nutrição
 é o tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano, anunciado no início do ano pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.
 
 
Hoje quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crónica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão a degradar o meio ambiente, ameaçando ecossitemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro.
  
 
"Não se pode pensar bem, amar bem,
dormir bem se não se jantou bem"
                                                                                    Virginia Woolf
 
 
E o Leitor sabe comer corretamente?
Tem bons hábitos alimentares?
 

A Associação Portuguesa de Dietistas (APD) divulgou um estudo onde explorou o baixo consumo de peixe nas crianças em casa e que é especialmente dedicado ao início do ano escolar. Os especialistas defendem que, nesta época, as crianças devem consumir mais do que a quantidade mínima recomendada de peixe, ou seja, mais do que duas vezes por semana.
As conclusões do estudo alertam os pais para o reforço de uma alimentação rica em nutrientes, até porque é nesta altura "que as crianças estão mais expostas a certas doenças devido ao contacto que têm umas com as outras".
Uma alimentação correta ajudará "não só a evitar viroses, como no desenvolvimento cognitivo dos mais novos, numa altura crucial das suas vidas".
O mesmo estudo concluiu que os peixes preferidos para as refeições são o salmão, a pescada e o bacalhau, e que 71,5% das mães optam por peixe fresco, contra 24% que usa o peixe congelado. A recomendação da APD é mais favorável à segunda opção, até porque "os congelados, além de serem mais em conta, conservam em maior quantidade os nutrientes, nomeadamente os minerais, lípidos e vitaminas".
 

O Leitor sabia que o problema do consumo insuficiente de peixe pode estar diretamente relacionado com a fraca variedade de ementas confecionadas em casa?
71,5% das mães insistem no peixe à refeição, mas apenas 24% confessam ser criativas na forma como preparam o peixe.
 
Peixe cozido acompanhado com batatas cozidas não será a melhor forma de motivar a sua família à refeição!!
"Um prato de peixe deverá ter acompanhamentos divertidos como cenouras baby, vegetais panados ou massinhas de várias cores", recomenda a APD.
 

"Não pergunte o que você pode fazer pelo seu país,
pergunte o que é o almoço."
                                                                                                                Orson Welles



Caro Leitor, a Biblioteca municipal tem inumeros livros de deliciosas receitas de peixe e não só, que irão fazer de si um verdadeiro Chef!


Venha à Biblioteca Municipal, requisite um dos livros que escolhemos para si, inove os seus menus tornando-os mais criativos e apetecíveis para as crianças e a fast food vai passar à história.
 

 
 
E da Dieta Mediterrânica, já ouviu certamente falar.
Sabia que um estudo publicado na revista BMC Medicine diz que a Dieta Mediterrânica não só o protege das doenças cardiovasculres, como pode reduzir o risco de depressão entre 40 a 50 por cento?
A investigação, divulgada num artigo "Dieta, uma nova forma de prevenir a depressão", refere que "a dieta mediterrânica pode ter um papel decisivo na prevenção da depressão" o que "abre um caminho importante em termos de conhecimento para antecipar um grave problema de saúde pública".
Aquele estudo refere ainda que a obesidade tem uma "relação perigosa" com a depressão, e que o excesso de peso está associado a um maior risco de quadros depressivos e estes por seu turno, levam a uma maior probabilidade de desenvolver obesidade.



Sabia que o consumo de ácidos trans, de comida rápida e de produtos industriais de padaria estão associados a um maior risco de depressão?

Sabia que o consumo de ácidos gordos ómega-3 presente em determinados peixes e o azeite mostram uma associação inversa, e que consumir estes produtos tem influência na estrutura das membranas das células nervosas e melhoram o funcionamento da serotonina, um neurotransmissor envolvido na depressão?
 
 
 Pela sua saúde, saia de casa,
dê um passeio até à Biblioteca
e leve consigo sugestões fantásticas para o jantar.


 


outubro 11, 2013

LEITURAS DE FIM DE SEMANA


JÁ CONHECEMOS ....
 
 
O Prémio Nobel da Literatura 2013
 
ALICE MUNRO
 
 

Alice Munro é uma escritora canadiana de contos, considerada uma das principais escritoras da atualidade em língua inglesa. Nasceu em Wingham, Ontário, em julho de 1931. Atualmente com 82 anos, Munro reconhece a influência na sua obra de grandes escritoras, como Katherine Anne Porter, Flannery O’Connor, Carson McCullers ou Eudora Welty, bem como de James Agee e, especialmente, William Maxwell. Os seus contos centram-se em relatos das relações humanas inseridas no ambiente quotidiano.

Foi por três vezes vencedora do prémio de ficção literária «Governor General's Literary Awards», do seu país. Em 1998, Alice Munro foi premiada pelo National Book Critics Circle dos Estados Unidos, pela obra "O amor de uma mulher generosa".
Em 2009 premiada com o Man Booker Prize. Entre as suas obras mais conhecidas estão títulos como "O amor de uma boa mulher", "Fugas", "O progresso do amor" ou "Amada vida".

Segundo o comité, Alice Munro foi escolhida devido à sua mestria
"no conto contemporâneo e na narrativa afinada caracterizada
pela clareza e pelo realismo psicológico".


Infelizmente, não poderemos sugerir a requisição de um dos livros da escritora premiada, dado que a nossa Biblioteca Municipal não possui qualquer livro da escritora.



TAMBÉM JÁ CONHECEMOS ....

os números de setembro
 

No mês de setembro foram requisitados na nossa Biblioteca Municipal 753 livros. É um número que não nos orgulha, uma vez que é inferior ao número de livros emprestados nos últimos 3 anos. Vamos admitir, que esta diminuição do número de requisições é meramente transitória e que se ficou a dever ao facto do clima associado à agitação natural do regresso às aulas não proporcionar a serenidade indispensável à leitura. Esperamos que esta não seja uma tendência a ser seguida nos próximos meses.
 
CONTINUE A LER!
 
 
 
AGORA VAMOS CONHECER ....
 
o Tribunal Constitucional
 

Agora que tanto se ouve falar neste orgão de soberania, julgamos que era conveniente dar a conhecer melhor o que é, para que serve e como funciona. Para tal, sugerimos-lhe a leitura de uma publicação integrada na comemoração do 30.º aniversário do Tribunal Constitucional, cuja edição é da sua própria responsabilidade.
 
Sabe como funciona o Tribunal Constitucional?
Qual a sua composição?
 Como são designados os juízes?
Sabia que um desses juízes tem ligações
à Marinha Grande?
 
 
 
Veja AQUI a resposta
a estas e a outras perguntas.
 
Se desejar ler a publicação em papel,
então já sabe, passe pela Biblioteca Municipal.

 
 
TENHA UM BOM FIM DE SEMANA









 

outubro 09, 2013

UM DIA LI UM LIVRO E TODA A MINHA VIDA MUDOU


Fez ontem 15 anos que José Saramago recebeu o Prémio Nobel da Literatura.
 
Amanhã saberemos qual será o vencedor deste ano...


Enquanto esperamos ansiosos pela divulgação,
vamos ficar a conhecer 
o autor laureado com o Nobel em 2006.




"Em busca da alma melancólica da sua cidade natal,
Pamuk encontrou novos símbolos para retratar o choque
e o cruzamento de culturas."
                                                                                           Academia Sueca


"O ponto de partida da verdadeira literatura, é o homem que fecha a porta
e se recolhe com os seus livros".
 Frase proferida no seu discurso durante a entrega do Prémio Nobel em 2006.





Ferit Orhan Pamuk, conhecido apenas por Orhan Pamuk, nasceu a 7 de junho de 1952, em Istambul, no seio de uma família da classe média turca. Formou-se em Arquitetura na Universidade Técnica de Istambul e em jornalismo na Universidade de Istambul, mas nunca exerceu nenhuma destas profissões.
É professor de literatura da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
É um dos mais proeminentes escritores turcos e os seus livros estão traduzidos em mais de cinquenta línguas. Depois de ter ganho diversos prémios nacionais e internacionais, chegou a vez do Nobel da Literatura em 2006
No seu escritório, Orhan Pamuk vive no meio de milhares de livros, objetos pessoais, rascunhos, canetas, cadernos com muitas histórias para contar. Da janela, tem uma vista priveligiada: o ocidente. Um continente inteiro na outra margem do Estreito do Bósforo.
 

"O Nobel não mudou muito a minha vida.
No meu país, tornou-me mais conhecido do que eu desejava e deu-me uma conotação política que eu não queria."




"Um escritor não se deve envolver em situações politicas, mas é inevitável."
                                                                                              Orhan Pamuk

Algumas das posições que Orhan Pamuk assumiu publicamente valeram-lhe o título de persona non grata para alguns dos seus compatriotas. Foi o primeiro do mundo islâmico a condenar abertamente a fatwa contra Salman Rushdie e a tornar público o seu apoio ao escritor turco Yasar Kemal quando este foi julgado e condenado pelas autoridades turcas, em 1995.
Orhan Pamuk é uma figura de proa na Turquia na defesa dos direitos políticos dos Curdos.
Em 2005 foi insultado e perseguido pela justiça do seu país por "insulto à nação turca", depois de ter afirmado, numa entrevita ao jornal suíço Das Magazin, que "Ninguém se atreve a falar do genocídio contra o povo arménio levado a cabo pela Turquia durante a Primeira Guerra Mundial e da posterior matança de 30.000 curdos"
O caso foi levado a tribunal e o autor teve mesmo que prestar declarações, o que sustitou grande polémica internacional e a queixa foi retirada em 2006.
 
Já este ano, acusou o governo da Turquia de ser "opressor e autoritário", afirmando que os manifestantes que protestaram nas ruas da capital lhe deram "esperança no futuro".
 
Mas Orhan Pamuk, é também um símbolo da luta do seu país para entrar na União Europeia: "Se a Europa é um clube cristão, baseado no nacionalismo e no cristianismo, então a Turquia não tem lugar na Europa. Mas a Europa é baseada na liberdade, igualdade e fraternidade, então a Turquia tem esse lugar na Europa".
 
 
Para ficar a conhecer melhor este autor,  o Leitor encontrará na sua Biblioteca as seguintes obras que poderá requisitar para empréstimo domiciliário:
  • A Cidadela Branca
  • Os Jardins da Memória
  • O Meu Nome é Vermelho
  • Istambul: memórias de uma cidade
  • Vida Nova
 
 
«Um dia li um livro e toda a minha vida mudou.» Osman, um jovem universitário de Istambul, descreve assim o assombro da sua iniciação à idade adulta. Obcecado pelo livro mágico, que lhe parece mostrar a sua própria vida num outro universo, Osman lê-o com fervor, noite após noite, e apaixona-se por uma lindíssima jovem, Janan. Este livro promete revelações luminosas e terríveis, para além da compreensão de Osman. Movido por um impulso incontrolável, o jovem abandona tudo, para reencontrar a sua amada e descobrir os segredos mais obscuros que o livro encerra, viajando de autocarro em autocarro, até ao coração inóspito da Turquia rural. Num país suspenso entre o Oriente e o Ocidente, as personagens deste livro vivem aventuras quase míticas numa demanda que reflecte com talento a visão do mundo do autor.
 
 Sabe o Leitor de que livro estamos a falar?
 
A solução está perto, só necessita de se deslocar
à Biblioteca Municipal.
 
 
Visite-nos, porque ...
 
 
 "Um bom livro é algo que nos lembra o mundo inteiro."
 
  
 
 
 
 
 

outubro 04, 2013

LEITURA DE FIM DE SEMANA


Caro Leitor, hoje é o Dia Mundial do Animal.
Para recordar o porquê da importância desse dia, Veja AQUI.
 
 
 
 
Depois do Leitor ter aprendido a conhecer melhor o seu gato e a saber o que ele está a pensar, vamos hoje dedicar a nossa sugestão de leitura de fim de semana a outro animal de estimação - o cão. Vamos sugerir-lhe a leitura de um livro que o vai ajudar a entender o que dizem os cães, para que também possa fazer uma ideia do que estão a pensar.
 
Se os comprendermos melhor, podemos facultar-lhes uma vida melhor.
 
Atendendo a que os seres humanos possuem cérebros maiores,
cabe-nos a responsabilidade de aprender a linguagem dos animais
 que arranjamos para nos fazer companhia.
 
 
O que é que o meu cão está a pensar?
De Gwen Bailey
Editado pela Presença

 

 

Sabia que
os cães possuem um forte desejo de estar com terceiros e que se forem privados do contacto social podem fugir ou começar a revelar um comportamento exuberante para chamar a atenção dos donos e os obrigar a corresponder?



 Sabia que
os cães bem socializados aprendem a moldar o seu comportamento de modo a serem facilmente aceites pelos outros cães?



Sabia que
alguns cães preferem brinquedos que rolem, pois gostam de perseguições longas, ao passo que outros elegem os brinquedos que pulam ao acaso, pois simulam as guinadas e as voltas da caça viva?



Por que é que o cão abana a cauda?
Por que razão é que o seu cão se rebola em cima de coisas malcheirosas?
Por que é que o seu cão boceja quando não está cansado?
Por que motivo o seu cão gosta de lamber-lhe a cara?


A resposta a estas e outras questões o Leitor encontra-as na Biblioteca da sua cidade quando requisitar o livro, escrito por uma especialista em comportamento animal, que o vai ajudar a interpretar a conduta e os sinais do seu cão, para que possa reconhecer e responder àquilo que ele tenta dizer.






Na sua cidade os animais contam com o apoio da APAMG,
Associação Protetora dos Animais da Marinha Grande. Veja AQUI
 




Bom Fim de Semana
e Bom Passeio com o seu Cachorro
 
 
 


outubro 01, 2013

NEWSLETTER outubro


Convidamo-lo a passar o outono connosco.
Por isso programámos iniciativas com temas que lhe vão interessar, a si e à sua família.
 
 
Consulte AQUI a nossa newsletter e
não deixe de passar por cá.
 





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...