dezembro 30, 2013

FELIZ ANO DE 2014




Há um tempo
 
Há um tempo em que é preciso
abandonar as roupas usadas,
que já tem a forma do nosso corpo,
e esquecer os nossos caminhos,
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia: e,
se não ousarmos fazê-la,
teremos ficado, para sempre,
à margem de nós mesmos.
                                                                 Fernando Pessoa
 
 
 
 


Ilustração de Gerhard Gluck



Os funcionários da Biblioteca Municipal
desejam a todos os seus Leitores
um
FELIZ ANO NOVO

dezembro 23, 2013

FELIZ NATAL







 
 


Estes são os votos de todos os colaboradores da Biblioteca Municipal. Esperamos que em 2014 possamos continuar a contar com todos os nossos leitores, fazendo com que sejamos cada vez mais. Queremos continuar a partilhar consigo livros, leituras, momentos, ... e tudo o que houver para partilhar.
 
ilustração de Nadal Gerhard
 A  festa
 
Passaram muitos dias, passaram muitas semanas até que chegou o Natal.
E no dia de Natal Joana pôs o seu vestido de veludo azul, os seus sapatos de verniz preto e muito bem penteada às sete e meia saiu do seu quarto e desceu a escada.
Quando chegou ao andar de baixo ouviu vozes na sala grande; eram as pessoas crescidas que estavam lá dentro. Mas Joana sabia que tinham fechado a porta para ela não entrar. Por isso foi à casa de jantar ver se já lá estavam os copos.
Os copos passavam a sua vida fechados dentro de um grande armário de madeira escura que estava no meio do corredor. Esse armário tinha duas portas que nunca se abriam completamente e uma grande chave. Lá dentro havia sombras e brilhos. Era como o interior de uma caverna cheia de maravilhas, e segredos. Estavam lá fechadas muitas coisas, coisas que não eram precisas para a vida de todos os dias, coisas brilhantes e um pouco encantadas: loiças, frascos, caixas, cristais e pássaros de vidro. Até havia um prato com três maçãs de cera e uma menina de prata que era uma campainha. E também um grande ovo de Páscoa feito de loiça encarnada com flores doiradas.
Joana nunca tinha visto bem até ao fundo do armário. Não tinha licença para o abrir. Só conseguia que a criada às vezes a deixasse espreitar entre as duas portas.
Nos dias de festa, do fundo das sombras do interior do armário saíam copos. Saíam claros, transparentes e brilhantes tilintando no tabuleiro. E para Joana aquele barulho de cristal a tilintar era a música das festas.
Joana deu uma volta à roda da mesa. Os copos já lá estavam, tão frios e luminosos que mais pareciam vindos do interior de uma fonte de montanha do que do fundo de um armário.
As velas estavam acesas e a sua luz atravessava o cristal. Em cima da mesa havia coisas maravilhosas e extraordinárias: bolas de vidro, pinhas douradas e aquela planta que tem folhas com picos e bolas encarnadas. Era uma festa. Era o Natal.
Então Joana foi ao jardim. Porque ela sabia que nas Noites de Natal as estrelas são diferentes. [...]

extraído do livro " A noite de Natal",
de Sophia de Mello Breyner Andresen



Sim, de facto, na noite de Natal, as estrelas são diferentes, brilham mais e há muitas mais estrelas a brilhar. E nós queremos, que você também brilhe na sua noite de Natal. Para isso vamos deixar aqui uma receita natalícia. Não, não são filhós, porque já o fizemos no ano passado, que poderá ver clicando aqui, mas uma receita de Aletria doce.



 ALETRIA

200g de aletria fina
250g de açúcar
2 cascas de limão
1 pau de canela
6 gemas
2 c. sopa de manteiga
canela moída para polvilhar



Coza a massa em bastante água com um pouco de sal, durante 6 minutos. Escorra de imediato e passe por água fria, para parar a cozedura. Leve ao lume o açúcar com 1,5dl de água, as cascas de limão e o pau de canela. Deixe ferver até obter uma calda em ponto de pérola. Junte-lhe a aletria e misture cuidadosamente com um garfo de madeira. Apure durante uns minutos e retire do lume. Deixe amornar e adicione as gemas bem batidas. Leve novamente ao lume para as gemas cozerem, sem deixar ferver. Junte a manteiga, misture e retire do lume. Divida o doce por pequenos pratos e polvilhe com canela moída.

in, Grandes receitas: doces típicos de Natal 




FELIZ  NATAL
 
 
 



dezembro 18, 2013

LANÇAMENTO DE LIVRO


No próximo sábado, dia 21 de dezembro, tem bons motivos para vir até ao centro da cidade ver o que por aqui se passa. Garantimos-lhe que vai ficar surpreendido! Para além do ambiente natalício e de várias atividades de animação próprias desta quadra, encontrará também espaço para a literatura.  


ONDE?

 Como sempre na sua Biblioteca Municipal.
 E no próximo sábado, a partir das 15:30, no nosso auditório, poderá assistir ao lançamento do livro

 
 "The Jackal",
da autoria de Afonso Gaiolas
edição da Chiado Editora


"Quanto valem oito anos da sua vida?
Quanto valem todos os seus pensamentos, sobre todos os temas, correndo todos os riscos inerentes à crueldade e perenidade da escrita?
Quanto vale um projeto de vida de criar três vidas?
Até onde estaria disposto a expor-se ... por eles ... para eles?
Questionar-se-á, hesitará em formular um esboço de resposta ...
Estas indefinições queimá-lo-ão por dentro ... enquanto, mas sobretudo depois de ler e reler este ato voluntário de entrega absoluta à família em forma de livro.
Transformar-se-á, mais cedo que tarde, para que chegue enfim a sua vez de anunciar um dia que também a sua foi a mais bonita história de amor, criação e evolução jamais vivida ...
... pois só então as horas pararão de o queimar."

 
*****
 
Afonso Miguel dos Santos Gaiolas nasceu a 28 de Abril de 1975, em Lisboa. Uma infância feliz em Almodôvar moldaram a sua formação social e intelectual, fazendo-o identificar-se profundamente com toda a região alentejana e os seus valores culturais. Afonso Gaiolas vive atualmente na Marinha Grande, é casado e pai de três filhos.
É licenciado em Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade de  Piloto-Aviador pela Academia da Força Aérea Portuguesa. Tem voado, ao longo da sua carreira, várias aeronaves militares, das quais se destacam o Alpha-Jet e o F-16AM Fighting Falcon. 
Oficial Superior desde 2008, teve a honra de comandar duas das mais conceituadas Esquadras de Voo da Força Aérea Portuguesa. Acumulou, ao longo de mais de vinte anos de serviço à Nação Portuguesa, cerca de 2800 horas de voo, das quais mais de 2600 em aeronaves de combate.
Foi agraciado com o grau de oficial da Ordem Militar de Avis, tendo ainda sido condecorado com uma medalha de prata de serviços distintos, uma medalha de mérito militar de segunda classe e a medalha de prata de comportamento exemplar.
 
 
 
NO PRÓXIMO SÁBADO MARQUE PRESENÇA
AQUI NA BIBLIOTECA MUNICIPAL.
 
NÃO FALTE!

 
 
 
 



dezembro 13, 2013

LEITURA DE FIM DE SEMANA





Caro Leitor, hoje é sexta-feira, mas também é 13!!
 
 
Para muitas pessoas o número 13 é considerado de sorte, mas a sexta feira 13 ficou conhecida como um dia de azar.
 
As superstições, acredite-se nelas ou não, fazem parte de muitas culturas. E não são poucos os que as cumprem à risca... porque nunca se sabe...
 
"À "sexta-feira, 13" não deves casar, nem barco ou avião tomar, nem em negócios entrar. Ou então, deves fazer tudo isso".  É outra forma de conjurar a má sorte e ... não deixa de ter o seu encanto mórbido.
 
Há pessoas tão supersticiosas que evitam pronunciar o número 13, preferindo em seu lugar, dizer 12+1. Outras, no entanto, têm uma fé cega neste número inquietante e apostam sempre nele. Não há dúvida que a superstição encerra tantos paradoxos como o próprio ser humano.
 
Sabia  que há quem não suporte sentar-se numa mesa de 13 comensais e peça por isso a um amigo para ocupar o lugar nº 14?
 
Sabia que há quem se recuse a habitar o 13º andar de um edifício e nunca dormem num quarto de hotel com esse número?


Mas como é que isto tudo começou?


A palavra escandinava Friadagr e a inglesa Friday, que significam sexta-feira, têm as suas origens numa lenda protagonizada pela deusa do amor, cujo nome é Friga. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada numa bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, e com o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogarem  pragas sobre a humanidade.
Na Europa, a superstição é reforçada pelo relato bíblico da última ceia, eram 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo – que aconteceu numa sexta-feira.




Num manuscrito do século XV, aparece um desenho, que parece indicar que a vassoura é o meio de locomoção preferido das bruxas.
 
Não se esqueça que passar por cima de uma vassoura dá azar, assim como emprestá-la a alguém ou queimá-la. A queda súbita de uma vassoura à nossa frente não augura nada de bom. Mergulhar uma vassoura em água é uma excelente forma de provocar chuva.




Como saber se nos encontramos
 perante uma bruxa?

É fácil de verificar, desde que disponha de uma balança. No prato direito, coloca-se uma Bíblia; no esquerdo a mulher suspeita. Se a balança inclinar para o lado desta, acabaram-se as dúvidas. Nem mais!...



"Um gato preto que cruze o seu caminho significa que ele está indo para algum lugar."
                                                                                                                       Groucho Max


"Azar é cruzar o caminho com um humano ignorante."
                                                                                  Gato Preto
 



Se o Leitor é dos que segue à risca as superstições, evite ter peixes em casa, sobretudo em aquários. Acusam-nos de darem muito azar.
Mesmo que o Leitor não acredite em superstições, não deixe de tocar em madeira...ao menos por precaução.


 
Ler bons livros é uma das manias mais didáticas e
divertidas.
 
Por isso, Caro Leitor, alimente a sua mania
vindo à Biblioteca Municipal.


Hoje a nossa sugestão de leitura de fim de semana não é um livro (não porque dê azar), mas sim vários, que o vão certamente ajudar a ultrapassar a crença em dias de mau agoiro e  que se encontram expostos no átrio de entrada da sua Biblioteca e que esperam por si.
 
 
   
Todos somos supersticiosos: uns mais ... outros, de mais!
 
 
   Tenha um Bom Fim de Semana
Esperamos por si


 
 
 
 
 
 
 


dezembro 12, 2013

FELIZ ANIVERSÁRIO SUSANNA TAMARO


"E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás-de escolher, não metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio, e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te, e vai para onde ele te levar".
                                                                  Susanna Tamaro, in Vai aonde te leva o coração
 
 
 
A escritora italiana Susanna Tamaro nasceu com uma pontualidade britânica: no dia 12, do mês 12, às 12 horas e 12 minutos de 1957, na cidade de Trieste. Após a separação dos pais, foi criada pelos avós maternos e cresceu a ouvir as histórias sobre as duas terríveis guerras mundiais que devastaram a região.
Terminou o ensino secundário e recebeu, em 1976 uma bolsa de estudo para frequentar o Centro Experimental de Cinematografia de Roma. A sua tese de licenciatura, em coautoria com dois colegas, foi uma curta-metragem de animação com o título L'Origine del Giorno e della Notte.
Em 1977 inicia o seu trabalho no cinema como assistente do cineasta Salvatore Samperi e na década de 80 trabalha para a televisão italiana.
Susanna Tamaro começou a escrever em 1978 e em 1981 tentou sem êxito publicar o seu primeiro livro Illmitz. Só em 1989 conseguiu publicar o seu primeiro romance, La Testa Fra Le Nuvole ( Com a Cabeça nas Nuvens) que venceu o Prémio Elsa Morante.
Seguiu-se, em 1991, Per Voce Sola (Para Uma Voz Só), que recebeu elogios do realizador Federico Fellini: "Só Dickens me conseguiu comover tanto". Foi galardoada com o Prémio Pen Club do mesmo ano.

 
 
Editou o seu primeiro livro infantil, Cuore di Ciccia (O Cavaleiro Lua Cheia) em 1992 e em 1994 publicou aquele que foi considerado o livro italiano de maior sucesso no século XX  Vá Dove Ti Porta Il Cuore (Vai Aonte te Leva o Coração), romance de justiça e perdão, em que o ódio e a intolerância se desvanecem com a reconciliação, foi galardoado com o Prémio Donna Cittá di Roma.
Este livro, "Vai Aonde te Leva o Coração", só em Portugal vendeu mais de 154 mil exemplares.
Esteve no nosso país em janeiro do ano passado para apresentar o seu mais recente romance "Para sempre".
Atualmente vive no campo em Orvieto, a uma hora de Roma, rodeada de animais, uma das suas outras paixões: 6 cães, 2 gatos, 3 cavalos e 1 burra, para além dos pássaros, coelhos,  galinhas e os peixes do seu jardim japonês. É cinturão negro de Karaté, especialista em origami e faz ponto-cruz para descontrair.
 
Não conhece a autora?
 
Mas gostava de conhecer?
 
Sabia que os  seus livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal
 para empréstimo domiciliário?

 
 
Se no próximo sábado, dia 14 de dezembro, vier requisitar algum dos livros da nossa aniversariante, dirija-se ao nosso auditório e assista a partir das 15:30 à apresentação do livro


 
 
A FORÇA DA LUTA PELA LIBERDADE

de ALDA MARIA FERNANDES
Editora Folheto Edições & Design

 
A obra será apresentada pelo autor do prefácio, Eng. José Manuel Chaves, e pelo ilustrador Luís Barreiros.
 
 
 
 
 
Alda Maria Fernandes nasceu a 16 de fevereiro de 1946 na Ilha de S. Miguel - Açores. Ali completou o 7º ano no Liceu de Ponta Delgada e em 1967 veio para o continente, tendo concluído a licenciatura em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Já publicou vários livros, entre os quais o romance "Caminhos de Esperança" apresentado em 2008 na nossa Biblioteca, e tem publicado em jornais da região de Leiria alguns textos e poemas.
 
 
ESPERAMOS POR SI!
 
 
 
 
 
 
 

dezembro 06, 2013

SUGESTÃO DE FIM DE SEMANA

Esta semana o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, foi notícia por ter inaugurado uma exposição de pintura, que resultou de um acordo de cooperação estabelecido com o Museu do Prado de Madrid.



Esta exposição intitula-se "Rubens, Brueghel, Lorrain. A Paisagem Nórdica do Museu do Prado", e é composta por 57 pinturas de paisagem do século XVII. São obras de mestres flamengos, holandeses e franceses, cedidas pelo museu espanhol e vão estar expostas até ao dia 30 de março de 2014.
 

Esta é a primeira vez que se faz em Portugal “uma exposição de paisagem da pintura antiga com esta dimensão", disse José Alberto Seabra, diretor adjunto do Museu Nacional de Arte Antiga, que se assume como o primeiro museu estrangeiro com o qual o Prado assina uma parceria para diversas iniciativas, desde exposições a investigação.

A exposição está dividida em nove núcleos, correspondentes às diversas tipologias da paisagem, surgidas na Flandres e na Holanda. "Paisagem Alpina", de Tobias Verhaecht, "A vida no Campo" e "A abundância", de Jan Brueghel, são algumas das obras que o público poderá ver no Museu Nacional de Arte Antiga. Deixamos aqui como exemplo duas pinturas do pintor flamengo do séc. XVI Jan Brueghel.




 
Este é um bom motivo para planear uma viagem cultural com a sua família, talvez no período que se aproxima das férias do Natal. E para o ajudarmos a planear essa viagem, nada melhor do que conhecer um pouco melhor o Museu Nacional de Arte Antiga.
 
Se pretender conhecer o Museu de outra forma, sugerimos-lhe que passe pela Biblioteca Municipal e requisite o livro:



ROTEIRO
MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

Conceção e texto de Ana de Castro Henriques
Edição do Instituto Português de Museus


Este roteiro percorre a coleção do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), revelando inúmeras peças que integram o mais vasto acervo de obras de arte existente no país.
A variedade dos objetos, a extensão do horizonte temporal e a diversidade de origens geográficas permitem um sem-fim de explorações.
A visita sugerida neste roteiro começa com Pintura e Escultura portuguesas, prossegue com Ourivesaria, Cerâmica e Artes orientais, passa pela Capela das Albertas e termina com Mobiliário português, Pintura europeia e Artes Decorativas europeias.
Percorrendo o edifício através de setenta salas distribuídas por três pisos, ou folheando as páginas do livro que, de forma direta, o traduzem, o visitante ou o leitor acompanham o circuito da exposição permanente do museu.



"Implantado no eixo ribeirinho da cidade, na Rua das Janelas Verdes aonde chega a vibração das águas do Tejo e por onde paira a singular luz de Lisboa, o edifício do Museu Nacional de Arte Antiga conserva as marcas de origem, bem visíveis no exterior, e o cunho das transformações, percetível no interior."
in, Roteiro
 
 
  
A cultura e a arte são sinónimos de liberdade. 
Aproveite-as.


 Hoje registamos com tristeza o desaparecimento de um dos símbolos da luta pela liberdade.
Esperamos que esse desaparecimento seja apenas físico e que a sua obra em prol da defesa dos direitos humanos permaneça inalterável.
 
NELSON MANDELA
 
Já dedicámos o nosso blogue a Nelson Mandela. Vamos AQUI recordar.




TENHA UM BOM FIM DE SEMANA
 

 

dezembro 04, 2013

ELAS ANDAM POR AÍ!...

As fotografias que lhe vamos mostrar a seguir foram tiradas nos últimos dias. Apesar do frio, muitas foram as crianças que aqueceram o ambiente com a sua presença, sempre entusiasmada e bem disposta. Elas andam por aí!
 
 
POR ONDE? 
 
VEJA SE CONSEGUE IDENTIFICAR O LOCAL.
 
 
 
NÃO? TALVEZ AS FOTOS A SEGUIR O AJUDEM! ORA VEJA.
 
 
 
 
 
TAMBÉM NÃO?
NÓS CONTINUAMOS A AJUDAR!
 
 
 
 
 
 
SE AINDA NÃO CONSEGUIU IDENTIFICAR
ESTES ESPAÇOS, ENTÃO É PORQUE NÃO CONHECE A BIBLIOTECA MUNICIPAL.
 
Então está na hora de vir à biblioteca
e ver o que aqui se passa.
 
 
É assim que fazem muitas crianças, como as que estão nas fotos. Esta semana  já foram mais de 150, vindas dos jardins de infância de Casal de Malta e das Trutas, e assistiram à nossa Hora do Conto. E têm sido horas bem quentinhas! Começam com a visita habitual aos vários espaços funcionais da Biblioteca e terminam com a leitura animada de vários livros, tal como "A galinha Pimpona", uma galinha tonta que não queria ser apenas poedeira e branca, deslavada como as outras. Ela queria ser colorida e vistosa. Será que a galinha Pimpona conseguiu? É o que estes meninos descobrem, aqui, na sala infantil da nossa biblioteca. 
 
Faça como estes meninos, venha à Biblioteca.
 
Está frio? Não, os livros não têm frio!

 
 Ilustração de Tenso Graphics
 
 
 
 

NÃO ESPERE PELO NATAL PARA VIR À BIBLIOTECA MUNICIPAL 

 
 
 
 
 
 
 

dezembro 02, 2013

NEWSLETTER dezembro


O MÊS DE DEZEMBRO É UM MÊS DE FESTA, DE FAMÍLIA, DE CONVÍVIO E DE LEITURA.
POR ISSO, PREPARÁMOS UM CONJUNTO
DE ATIVIDADES PARA SI.
 
PASSE POR CÁ E PASSE A CONHECER
 
AQUI 






LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...