março 12, 2014

2014, ANO DECISIVO NA LUTA CONTRA AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

 O grupo internacional "The Elders" pediu aos líderes mundiais,
 que dessem demonstrações de coragem face às alterações climáticas.
"O maior desafio do nosso tempo"


"Quando Nelson Mandela fundou o grupo The Elders, pediu-nos para sermos
mais audazes e emprestar a nossa voz àqueles que não a têm".
                                                                                                Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU

The Elders (em inglês - Os Velhos ou Os Anciãos), é uma organização internacional, fundada, em 2007, por Nelson Mandela a partir da ideia do músico Peter Gabriel e do milionário Richard Branson, formada por um grupo de elite e de ex-governantes que, reunindo as suas experiências, pretende debater soluções para os problemas mundiais, sendo as alterações climáticas um deles. O grupo foi oficialmente anunciado a 18 de julho de 2007, data do aniversário de Mandela.
Para além de Nelson Mandela, The Elders era composto por Jimmy Carter (ex presidente dos EUA e Nobel da Paz), Desmond Tutu (arcebispo amérito da Cidade do Cabo), Kofi Annan (ex-secretátio geral da ONU) Muhammad Yunus (fundador do Green Bank), Mary Robinson (ex-presidente da Irlanda), Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente do Brasil) entre outros.
 
 
Para este grupo, 2014 é um ano decisivo na luta contra as alterações climáticas, com a cimeira organizada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em setembro, em Nova Iorque, destinada a preparar a grande conferência de 2015, em Paris, na qual se espera concluir o acordo mais ambicioso jamais alcançado para reduzir as emissões de gás com efeito de estufa.
 
"Estamos numa encruzilhada. Se tomarmos uma certa direção, corremos o risco de transmitir um terrível legado para os nossos filhos e netos. Se escolhermos outra, teremos a possibilidade de colocar o nosso futuro no rumo mais justo e sustentável".
                                                                                                                       Kofi Annan
 
As alterações climáticas são a maior ameaça ambiental do século XXI, e todos nós estamos a ser afetados por elas. O último relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) sugere, que o termómetro global pode subir até 4,8 graus Celsius este século. Mas na Península Ibérica o aumento pode ser muito maior. Temos de estar atentos e desenvolver uma atitude de prevenção e de respeito pela Natureza.
 
 
 
Caro Leitor
Se tem preocupações ambientais e se valoriza a prevenção,
então visite a nossa mostra bibliográfica e leia o material informativo,
 que temos em exposição no átrio da entrada da Biblioteca Municipal.


 
ESPERAMOS POR SI. 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...