novembro 21, 2014

LEITURA DE FIM DE SEMANA

A nossa sugestão de leitura para este fim de semana está ligada a algo doce e apreciado pela maioria dos nossos leitores (e não só). Estamos a falar de 
CHOCOLATE


Esta semana foi noticiado que o chocolate, que faz as delícias de milhões de pessoas em todo o mundo, pode vir a escassear dentro de poucos anos. 
A tendência de decréscimo da produção de cacau já se manifesta desde 2012, ligado a problemas climáticos, ambientais e económicos, originando um aumento acentuado dos preços. Em sentido inverso, verifica-se a tendência de aumento do consumo de chocolate com maior percentagem de cacau, vulgarmente referido como dark chocalate. Enquanto uma barra de chocolate de leite tem 10% de cacau, uma de chocolate negro tem pelo menos 70%.
Consumo e produção divergem, colocando em risco a satisfação das necessidades, dentro de poucos anos, se não forem tomadas medidas. Uma das medidas que poderá vir a ser tomada é a substituição do cacau por outro produto alternativo. Contudo, esta solução não é fácil, dado que tem de se garantir o mesmo sabor, aroma e textura, correspondendo ao gosto e satisfação dos consumidores.  

Face a esta situação, nós decidimos dar o nosso contributo, sugerindo um produto alternativo, que não está dependente dos níveis de produção de cacau, mas que, certamente, irá de encontro ao gosto de todos, propiciando lonnnnngos momentos de prazer.



Escrito por Joanne Harris
Publicado por Edições Asa



A aldeia de Lansquenet-sur-Tannes tem duas novas moradoras: Vianne Rocher, jovem mãe solteira, e a sua filha Anouk. Ambas correram mundo e querem agora estabelecer-se, pelo que Vianne pensa montar um negócio. Um negócio aromático e guloso mas, naquelas paragens, pouco comum: uma chocolataria com o nome de "La Céleste Praline". Para a aldeia, "La Céleste Praline" e a sua encantadora proprietária são um sopro de ar fresco frente à tirania de Francis Reynaud, um jovem padre de uma austeridade a raiar o fanatismo, que não oculta o seu desagrado por um comércio, demasiado sofisticado e "tentador", e que vê em Vianne um desafio à sua autoridade. Frente a ele, a jovem Vianne só pode apelar à alegria de viver das gentes de Lansquenet...

Chocolate é um repertório de sabores, descritos de uma maneira tão viva que quase se sentem:
"(...) montanhas de chocolates avulsos de todas as formas e cores, e coelhos, patos, galinhas, pintainhos, cordeiros, a olharem-me com os seus olhos de chocolate alegres e graves como os exércitos de terracota do antigo Japão. (...) O cheiro a chocolate é poderoso e o seu aroma rico."



Joanne Harris escritora franco-inglesa, filha de pai inglês e mãe francesa, nasceu a 3 de julho de 1964, em Yorkshire. Durante a infância refugiou-se na leitura e durante a adolescência começou a escrever, imitando os seus autores favoritos à procura do seu próprio estilo.
Em 1999 escreveu Chocolate, um enorme sucesso de vendas, tendo sido nomeado para um Prémio Whitbread, um dos mais prestigiados prémios literários britânicos.
Chocolate foi adaptado ao cinema pelo realizador Lasse Hallström, tendo no elenco Juliette Binoche, Alfred Molina, Judi Dench e Johnny Depp.




Bom Fim de Semana






Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...