dezembro 05, 2014

A LITERATURA FAZ BEM AO CÉREBRO


"Lendo, fica-se a saber quase tudo"
                                                                       José Saramago, In A Caverna


São cada vez mais as evidências de que ler faz bem à saúde. Cientistas analisaram o cérebro de adultos saudáveis, com idade igual ou superior a 60 anos e sem sinais de demência, e concluíram, que aqueles que lêem gozam de melhor saúde física e mental, além de provocarem mais facilmente empatia nos outros. Bastam 6 minutos de leitura atenta para reduzir o stress em 60%, além de diminuir a tensão muscular e de acalmar os batimentos cardíacos.

Na semana passada, um novo estudo, desta vez da Universidade de Emory, em Atlanta (EUA), revelou, que quem lê livros de ficção é mais empático. Os cientistas compararam a atividade cerebral de várias pessoas, depois de lerem o livro Pompeii, de Robert Harris e verificaram, que os leitores apresentavam mais ligações no córtex temporal esquerdo, a parte do cérebro associada à linguagem. 

Para que o Leitor melhore a sua saúde física e mental,
 visite-nos e requisite este livro para a 
sua leitura de fim de semana.



POMPEII
Do escritor britânico Robert Harris
Editado pela Bertrand 

Como é que ler ficção influencia a empatia?

Quando os leitores estão a sentir e a colocarem-se no lugar de uma personagem, quando se envolvem e adotam as suas emoções. Assim, os leitores são pessoas mais dispostas a ouvir o outro e a compreendê-lo, estando mais despertas para as alegrias e tristezas dos outros e a senti-las como se fossem suas. O estudo concluiu que essas pessoas serão bons amigos.   


Robert Harris nasceu em Nottingham, a 7 de março de 1957 e licenciou-se na Universidade de Cambridge. Foi jornalista nos programas da BBC Panorama e Newsnight, antes de se tornar editor político do jornal Observer, em 1987 e depois colunista do The Sunday Times e Daily Telegraph.
Em 2003 foi nomeado Colunista do Ano pelo British Press Awards.
É autor, para além do livro que hoje lhe sugerimos para o seu fim de semana, dos sucessos Fatherland, Enigma e Archangel, que o leitor pode encontrar na sua Biblioteca


" E acontece que um livro não é só um livro. 
É também, entre outras coisas, os lugares onde o leste, 
o consolo que te deu em cada momento, a diversão e a companhia."
                                                       A. Pérez Reverte



Bom Fim de Semana




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...