maio 27, 2015

QUE NOME DESTE AO LUGAR DE PASSAGEM, BARTOLOMEU DIAS?


No próximo dia 29 de maio passam 515 anos sobre a morte de Bartolomeu Dias (c. 1450-1500), o navegador que pela primeira vez, em 1488, dobrou o Cabo das Tormentas, rebatizado de Cabo da Boa Esperança, no extremo sul de África.
Para além desta viagem, participou, em 1497, na viagem de Vasco da Gama à Índia e em 1500 na Viagem de Pedro Álvares Cabral, também à Índia, e que acabou por encontrar o Brasil.





"Bartolomeu Dias aparece-nos como um comandante a quem não é atribuído o justo valor e como um homem que caminha para a morte triste e amargurado, sem saudades do passado, mas orgulhoso do que fez e capaz de reconstruir passo a passo a viagem que o tornou o primeiro português a ultrapassar o Cabo e a abrir o caminho para o grande desígnio de D. João II, o de estabelecer relações com a outra parte do Mundo onde vinham a prata, as sedas, as pedras e as especiarias".
Eduardo Marçal Grilo




Se o Leitor gosta da "nossa História", 
não vai querer perder o romance histórico 
que aqui lhe apresentamos sobre o navegador português.


O Navegador da Passagem
Da escritora Deana Barroqueiro
Editado pela Porto Editora



"Com a leitura do livro conseguem-se sentir não apenas o calor e a humidade sufocantes, mas também os cheiros nauseabundos, as doenças, as febres e o sentimento viscoso que existiam naquele espaço exíguo onde todos se acotovelavam e atropelavam e onde poucos compreendiam exatamente o que representava a sua presença ali, vindo para a aventura atraídos apenas pela esperança de poderem um dia vencer a miséria que haviam deixado nas suas casas. (...)
O livro retrata ainda a Corte Portuguesa ao tempo de D. João II e de D. Manuel I, os Reis que conduziram Portugal durante a fase da epopeia que levou os portugueses à Índia. (...) Relata também D. João II como um rei com mão de ferro que tinha uma Ideia e um Plano, enquanto D. Manuel I é apresentado como alguém que se limitou a cumprir o projeto que herdara mas para o qual não possuía nem "engenho nem arte" como o seu cunhado e antecessor".
                                                  Eduardo Marçal Grilo



"Grande serviço e mercê nos prestaste, a mim e ao reino de Portugal, Bartolomeu Dias, e por tal hás-de ser recompensado - e el-rei D. João II abraçara-o, murmurando-lhe ao ouvido: 
- Cuidado com Cristóvão Colombo! Guarda o maior segredo do teu descobrimento".



Deana Barroqueiro nasceu em New Haven, Connecticut, nos Estado Unidos da América, em 23 de julho de 1945. Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa, de cujo grupo de teatro fez parte, juntamente com Luís Miguel Cintra, Maria do Céu Guerra, entre outros.
Por vocação, tornou-se professora de português, fazendo e estágio na Escola Secundária Passos Manuel, em Lisboa, onde concretizou a maioria dos seus projetos de Teatro e de Escrita Criativa com os alunos, tendo publicado várias obras com o Grupo de Trabalho de M. E. para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.
A autora é uma apaixonada da língua e cultura portuguesa, em particular dos séculos XVI a XVIII, que estuda há mais de vinte anos.
Publicou onze romances históricos e dois livros de contos, um dos quais - Contos Eróticos do Velho Testamento - foi editado no Brasil,  em Espanha e Itália.
A 21 de novembro de 2003, nos Estados Unidos da América, durante o sarau para a atribuição de prémios do Concurso Literário Proverbo, de cujo júri fez parte, a escritora recebeu um louvor pela Câmara de Newark, em reconhecimento do seu contributo para a divulgação e promoção da língua e cultura portuguesas entre as comunidades de emigrantes da América, Canadá e Europa.


Epitaphio De Bartholomeu Dias

Jaz aqui, na pequena praia extrema,
O Capitão do Fim. Dobrado o Assombro,
O mar é o mesmo: já ninguem o tema!
Atlas, mostra alto o mundo no seu hombro.

                                                                                                           Fernando Pessoa, 
                                                                                                           In Mensagem




Boa Semana com Boas Leituras



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...